Veículo com câmeras ampliará a fiscalização do sistema de Área Azul em Lages

1
352

Em decorrência da verificação visual de uma grande quantidade de veículos estacionados irregularmente depois da adoção do sistema de estacionamento rotativo (Área Azul) em ruas da área central de Lages, com cobrança e fiscalização implantadas desde o dia 14 de dezembro de 2020, os métodos de supervisão de cumprimento das normas serão ampliados. A partir das 9h de segunda-feira (15 de fevereiro) funcionará, no município, a fiscalização intensificada com a operação de um veículo, cujo sistema utilizado será por câmeras OCR (Optical Character Recognition) – leitores ópticos de caracteres, instaladas sobre o carro a percorrer as vias dotadas do sistema de Área Azul. Contratada pela prefeitura, via processo licitatório, para a administração da Área Azul, a empresa Serbet Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil/Estacionamento Digital, providenciou e está colocando em prática esta inovação.

O serviço de câmeras funcionará nos mesmos dias e horários de vigência do estacionamento rotativo: De segunda a sexta-feira das 8h às 19h, ininterruptamente, e aos sábados, das 8h às 13h. Aos domingos, o sistema de estacionamento rotativo não vigora.

Todos os trâmites são eletrônicos. O automóvel, conduzido por um agente de autoridade de trânsito (Diretran), é interligado diretamente à empresa Serbet/Estacionamento Digital e, ao trafegar entre os espaços do estacionamento rotativo, as câmeras irão focar nas placas dos veículos estacionados e automaticamente o sistema deverá examinar e sondar a regularidade da habilitação em cada uma das vagas. Em caso de constatação de irregularidade, o veículo será fotografado, acusando a infração de trânsito.

O agente de trânsito então procederá a verificação, dará o ok na notificação pelo notebook, gerando a notificação, e o infrator receberá o documento por correspondência (Correios). No carro estarão dois agentes de autoridade de trânsito para confirmar o cometimento desta infração, considerada grave. Portanto, a multa é de R$ 195 e serão registrados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

 

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

1 COMENTÁRIO

  1. Lamentável que o esforço para melhorar o transito, a sinalização, a trafegabilidade, não seja, nem de perto, proporcional ao esforço de autuar os motoristas.
    São diversos pontos na cidade com sinalização precária (vertical e horizontal);
    São diversas sinaleiras com lâmpadas queimadas;
    Nossa cidade possui muitas avenidas e cruzamentos, NÃO existe estudos nem implantação de direita livre em alguns locais e as pessoas acabam cortando caminho por postos ou por quadras antes dos cruzamentos, o que ocasiona um risco muito maior a pedestres e transeuntes;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here