Lages tem seus jardins de verão a céu aberto

0
205

Lages está inteira florida, com um verdadeiro jardim a céu aberto, algumas flores são as celósias (espécie celosia argentea) do Largo da Catedral Diocesana, de formas semelhantes a pequenos e charmosos espanadores plumosos e aveludados em tons impregnantes de vermelho, laranja e amarelo.

Sentar ao banco ao ar livre com vista para a matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Lages, e apreciar as particularidades destas flores, absorvendo a vitamina D destes dias de Sol forte, são boas pedidas para os momentos de lazer ou para aqueles minutinhos rápidos de pausa no expediente.

Mais de 50 espécies fazem parte do gênero celósia, mas a pluma é, de longe, a mais conhecida, aliás, tão popular que se subdivide em dois grupos de cultivares, como são chamados os cruzamentos feitos pelo ser humano. No primeiro grupo, cristata, está a crista de galo, com flores parecidas com um leque, com as pontas com textura de veludo. Do outro grupo, plumosa, a pluma é, indiscutivelmente, o principal representante.

Árvore maravilhosa

A árvore gigantesca na Praça João Ribeiro, com suas flores minúsculas e cortesas, em amarelo, não passa despercebida e constitui um enorme círculo de sombra para quem procura recarregar as energias em seus bancos próximos ou para aconchegar as crianças que brincam faceiras por ali, correndo atrás dos pássaros e se divertindo sem pressa. Esta é a canafístula (Peltophorum dubium) ou angico amarelo, uma espécie caducifólia, rústica e de crescimento rápido, e apresenta tolerância e resistência ao clima frio. Com florescimento decorativo, é intensamente utilizada na arborização urbana na América do Sul.

Sua floração é um verdadeiro espetáculo de flores amarelas e compõe um tapete de pétalas no chão. No período de dezembro a março acontece a floração, então, o público poderá contemplar suas flores até o próximo mês em Lages.

Parabéns Secretária do Meio Ambiente

O plantio, cultivo e manutenção destas plantas (flores, arbustos e árvores) nos espaços públicos de Lages são de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente que, cuidadosamente e dotada de habilidade técnica, estuda espécies adaptáveis às oscilações de clima da Serra Catarinense em experimentos minuciosos, sem deixar de lado o encantamento que estas plantas podem causar aos olhos e às emoções de lageanos e visitantes.

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here