Dormindo Com a Inimiga – Mulheres Tóxicas e Abusivas – Ela Pode Estar Ao Seu Lado

1
926

Embora o tema do relacionamento abusivo seja sempre voltado para o abuso dos homens contra as mulheres, é importante entender que mulheres abusivas ou tóxicas, existem tanto quanto os homens, ainda que não se fale sobre isso.

Porém, o abuso não é apenas físico. Existem abusos emocionais e psicológicos, que também são formas de violência, e que afetam negativamente a curto, médio e longo prazo a vida da pessoa.

Muitas pessoas já me questionaram se o abusador também pode ser mulher. Sim. Existem muitas mulheres abusivas, existem mulheres tóxicas. Existem mulheres que transformam a vida de seus namorados ou maridos em verdadeiros infernos ”-comenta a Dra. Aline Machado Oliveira, Psiquiatra e Psicoterapeuta.

Como É Um Relacionamento Abusivo:

  • Ofensas: o agressor faz ofensas constantes disfarçadas de piadas ou de brincadeiras.
  • Controle: o agressor busca controlar os passos da outra pessoa e tira a sua liberdade.
  • Promessas vazias: Depois da agressão, o agressor pede perdão prometendo que vai mudar.

O Que É Uma Pessoa Tóxica?

  • Vitimista: é aquela pessoa que se faz de vítima culpando as outras pessoas e situações por seus próprios erros e dificuldades; elas não se responsabilizam por seus atos.
  • Ciúmes e Cobranças excessivas : isso faz com que o agressor limite a liberdade da outra pessoa.
  • Acusação: o agressor tem costume de relembrar os erros cometidos pela outra pessoa a todo instante, seja para manipular, controlar, para ridicularizar ou fazer a outra pessoa se sentir culpada.

Tratar na raiz

A Dra Aline comenta que a agressão física também acontece tendo a mulher como agressora. Outra situação recorrente é quando, em uma separação, a mãe distorce a imagem do pai para colocar os filhos contra ele como um ato de vingança ( alienação parental ).

O problema também precisa ser entendido na sua raiz, para ser tratado na sua origem – explica a Dra. Aline Machado Oliveira : Geralmente esse tipo de situação acontece porque essa mulher é muito insegura e possui uma autoestima muito baixa a ponto de achar que será trocada a qualquer momento.

“A origem da situação abusiva, pelo abusador, pode ter relação com a baixa autoestima, com uma insegurança muito grande e falta de confiança no companheiro ou na companheira”.

“Essas pessoas precisam procurar ajuda médica, seja um psiquiatra ou psicólogo, e com o tratamento adequado elas poderão ter uma vida afetiva mais saudável” finaliza.

Informações: Marcela Melo

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

1 COMENTÁRIO

  1. E como tem…
    O pior, não se percebem do quão tóxicas são.
    Por mais que se deseje ajudar sempre existem, poréns, porquês, ou desconformidades.
    Homens e mulheres em nome do amor ou da paixão, por muitas vezes se submetem a esses abusos, na esperança de que esteja salvando um relacionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here