LAGES: Secretaria da Saúde reorganiza atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde

0
245

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde ampliará de 13 para 19, o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para atendimento da população, a partir desta sexta-feira (9 de abril). Apenas 8 unidades permanecerão agrupadas e as demais estarão com atendimentos normalizados em suas respectivas estruturas. A Sala do Interior localizada no 3º andar da Policlínica Municipal, também permanecerá aberta.

A estratégia de unificar as unidades foi adotada no início do mês de março, quando Lages registrava o cenário mais grave da pandemia da Covid-19. Profissionais da saúde foram remanejados, permitindo a ampliação da oferta de atendimentos à população em um momento que o Centro de Triagem e a UPA 24 Horas vinham registrando alta demanda de procedimentos.

“Os indicadores mostram que tivemos desaceleração no fluxo de pessoas do Centro de Triagem e por isso estamos retomando, de forma gradativa, os atendimentos nas unidades de saúde. Se houver necessidade essa estratégia poderá ser adotada novamente a qualquer momento”, explica o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

As UBS’s estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h para atender os procedimentos de rotina e agendamentos das gestantes e puericultura (crianças até 2 anos), assim como os pacientes que necessitem fazer a troca de curativos, aferição de pressão arterial ou renovação de receitas. Já os procedimentos eletivos (não urgentes) permanecem suspensos. “A recomendação é que as pessoas com sintomas gripais leves procurem primeiramente a sua unidade de referência”, destaca a Diretora de Atenção Básica, Fabiana Medeiros Branco.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here