Site da Epagri/Ciram passa oferecer a mais completa ferramenta de previsão de geada do Brasil

0
274

A previsão de geada para cinco dias atende demanda dos agricultores catarinenses, que, assim, podem se programar melhor para minimizar prejuízos causados nas lavouras. Ângelo Massignam, gerente da Epagri/Ciram, explica que a geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, pois sua janela de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à sua ocorrência.

Hoje a ferramenta indica que deve ocorrer geada em Santa Catarina amanhã, 13, especialmente no Planalto Sul. A partir da sexta-feira, 14, a previsão de geada se mantém nos modelos da Epagri/Ciram, perdendo força, mas ainda com indicação de ocorrência, até o domingo, 16.

Funcionalidades

Além de ter mais funcionalidades, a nova previsão de geada do site da Epagri/Ciram está mais precisa. Carlos Eduardo Salles de Araújo, pesquisador responsável pela ferramenta, explica que a atual modelagem tem maior resolução, fornecendo uma informação diferente a cada 9km². O modelo antigo fornecia uma informação de possibilidade de ocorrência de geada a cada 225km².

No caso de Santa Catarina, essa grade mais detalhada é fundamental por causa do relevo extremamente acidentado do Estado, o que pode provocar uma grande variação de altitude numa área de 225km². Como a altitude é fator fundamental para ocorrência de geada, ter uma única informação de previsão numa área tão grande pode gerar probabilidades distorcidas, o que é minimizado na área de 9km².

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here