Contribuintes podem destinar parte do imposto de renda para ajudar crianças, adolescentes e idosos

0
184

Muitos cidadãos ainda não sabem, mas podem destinar até 6% do seu imposto de renda, a pagar ou a restituir, para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Lages, sendo possível até 3% para cada fundo. Esta ação de solidariedade pode mudar o futuro de muitos jovens e pessoas da terceira idade que estão em situação de vulnerabilidade social.

Hoje em dia é muito simples fazer a doação. O contribuinte faz a opção dentro do próprio programa de Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) da Receita Federal e escolhe Lages para receber a doação. A partir daí o próprio programa faz todo o trabalho. Se tem imposto a pagar, vai gerar duas guias, sendo uma do imposto devido e outra referente à sua doação, que será deduzida do valor total do imposto. Lembrando que, a opção de doação apenas está disponível no modelo de declaração completa do imposto de renda de pessoa física.

Caso tenha imposto a restituir, o programa gerador irá fazer uma guia referente à sua doação, que corresponde até 3% do imposto devido, que deverá ser paga até o dia do vencimento.

Entre as vantagens de realizar a doação diretamente da Declaração do Imposto de Renda é que os contribuintes têm maior autonomia sobre a destinação do imposto. Dessa forma, podem decidir se parte do imposto devido será destinado à Receita Federal ou para o financiamento de projetos de atendimento à população infanto juvenil e idosos. Caso o contribuinte já tenha realizado sua Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda, ainda é possível retificar para realizar sua doação.

Doações podem ser feitas em qualquer época do ano

Pessoas físicas também podem doar, em qualquer época do ano, através de depósito direto na conta do FIA – CNPJ 18.982.039/0001-17 conta 55.437-5, agência 307-7, Banco do Brasil. Ou na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) – CNPJ 20.638.289-86, conta 60.005-9, agência 307-7, Banco do Brasil.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here