Lages: Dia 27 tem o “Dia Livre de Impostos” realizado pela CDL Jovem 

0
343

A CDL Jovem de Lages irá realizar o do Dia Livre de Impostos (DLI), campanha que acontece há 15 anos, em todo o Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL). O objetivo é conscientizar consumidores e varejistas sobre como a alta carga tributária brasileira – uma das maiores do mundo – afeta o crescimento econômico. Só para ter uma ideia, o brasileiro trabalha, em média, 153 dias por ano só para pagar impostos. Entre os 30 países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil está em 14º.

Este ano, o DLI acontece no dia 27 de maio, em todos os estados do país. Há ações previstas em mais de 1.200 cidades, uma delas é Lages.

Objetivo

O Objetivo é Mostrar quanto cada pessoa paga de imposto ao comprar um celular, um carro, um hambúrguer, entre outros produtos, a ação é ilustrada pelo boneco Impostossauro, personagem da campanha que representa o impacto negativo dos impostos sobre o consumo e o ambiente de negócios no Brasil.

A ideia é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos. Por isso, os lojistas participantes da iniciativa vão comercializar seus produtos com desconto. Vão cortar os impostos dos preços e mostrar o valor real de cada item, bem como o impacto dos tributos sob o consumo.

Cálculos 

Os impostos são calculados no país pelo IBPT, seguimos a tabela fornecida com as médias nacionais. O lojista deve dar o desconto relativo a esse percentual de impostos, e não acrescentar sobre ele para depois aplicar o desconto. A ação é justamente educativa, para demonstrar ao consumidor o quão alta é nossa carga tributária. Lembrando que é de responsabilidade do lojista recolher normalmente os impostos dos produtos e serviços vendidos.

Os comerciantes que quiserem participar da ação podem entrar em contato com o CDL e a CDL Jovem. 

CDL Jovem

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here