Santa Catarina colhe mil toneladas de pitaia

0
165

Santa Catarina encerra a safra de pitaia com volume estimado em mil toneladas comercializadas, representando um crescimento em torno de 60% em comparação à safra 2019/2020. Esse volume superou as expectativas da Epagri, que presta assessoria aos produtores dessa fruta, concentrados o Sul do estado.

O levantamento de produção foi realizado pela Epagri e pelas cooperativas Cooperja, de Jacinto Machado, e Coopervalesul, de Turvo. Segundo Ricardo, esse volume comercializado consolida Santa Catarina como um dos principais polos produtores de pitaia no Brasil. Estimativas preliminares realizadas apontam área de produção em torno de 200 hectares, com cerca de 150 famílias envolvidas.

A expansão da pitaia em Santa Catarina, em especial no Sul Catarinense, vem ocorrendo de forma significativa, principalmente devido à organização da atividade em cooperativas, alternativa de diversificação nas atividades econômicas da pequena propriedade rural e assistência técnica permanente nas propriedades.

O maior consumidor da pitaia catarinense está no Brasil, mas este ano parte da produção foi exportada para países da Europa e da América do Norte.
Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here