Veja: Já cai chuva congelada na Serra Catarinense e no Paraná

0
928

A Defesa Civil de Santa Catarina  fez o alerta para a possibilidade de neve, chuva congelada e frio intenso em todas as regiões do Estado, nesta segunda-feira (28).

E as previsões já se concretizaram, cai chuva congelada em Lages /SC e na cidade de Pato Branco no Paraná.

Ainda segundo a Defesa Civil, o deslocamento da frente fria deixa o dia nublado, com pancadas de chuvas em todas as regiões. Já a partir da noite, a chuva cessa em parte do Oeste.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer a previsão segue nessa SEGUNDA (28), com chance de neve e chuva congelada no Topo da Serra e muito isoladamente nas áreas altas do Oeste e Meio Oeste (campos de Palmas) por conta do ar frio e úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera. Condição propicia a formação de sincelo nos Morros mais elevados do Planalto Sul e a Serra do Espigão.

TEMPERATURA E UMIDADE: Dia muito frio em todo o estado. Máximas variando entre 6/9ºC no Oeste, Meio Oeste, 8/11ºC no Planalto Norte, 3/6ºC na região de Lages, 0/4ºC no Topo da Serra, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 12/15ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Mínimas entre a madrugada/início da manhã e noite com valores próximos 0/5ºC do Oeste a Serra e entre 7/10ºC no Litoral e Vale do Itajaí.

TERÇA-FEIRA (29/06): 

CONDIÇÕES DO TEMPO: Uma forte massa de ar polar (centro de alta pressão) proporciona um dia de tempo firme e ensolarado e muito frio em todas as regiões. Possibilidade de chuvas ocasionais entre a madrugada e início da manhã da Grande Florianópolis ao Norte do estado, melhorando gradualmente com sol e tempo bom ao longo do dia. Formação de geada ampla e nevoeiros isolados entre a madrugada e manhã com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.

Possibilidade de neve e chuva congelada no Topo da Serra entre a madrugada e início da manhã por conta do ar frio e úmido na baixa atmosfera. Condição propicia a formação de sincelo nos Morros mais elevados do Planalto Sul e a Serra do Espigão.

TEMPERATURA E UMIDADE:  Dia típico de inverno com formação de geada ampla. Máximas variando entre 6/9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/11ºC no Planalto Norte, 0/4ºC no Topo da Serra, 3/6ºC na região de Lages, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 12/15ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Mínimas entre a madrugada/início da manhã e noite com valores próximos de -2/-5ºC no Oeste e Planalto Norte, -3/-6ºC no Meio Oeste, -5/-8ºC no Topo da Serra, -2/1ºC no Alto Vale do Itajaí, 0/4ºC entre a Grande Florianópolis Serrana e o Litoral Sul, entre 2/5ºC nas demais áreas do Litoral Norte e baixo Vale do Itajaí.

Vento: oeste/sudoeste/sul com velocidade de 20/40 km/h. Pontuais rajadas de 50 km/h do Oeste aos Planaltos. No Costão da Serra e nos Morros altos do Planalto Sul, rajadas de 50/80km/h.

QUARTA-FEIRA (30/06): 

CONDIÇÕES DO TEMPO: A atuação de uma intensa massa de ar polar proporciona um dia de tempo firme e ensolarado e muito frio em todas as regiões. Intervalos de muitas nuvens ocorrem. Formação de geada ampla e alguns nevoeiros entre a madrugada e manhã com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí. Condição propicia a formação de sincelo durante a madrugada nos Morros mais elevados do Planalto Sul e a Serra do Espigão.

TEMPERATURA E UMIDADE:  Dia típico de inverno com formação de geada ampla do Oeste aos Planaltos. Máximas variando entre 8/11ºC no Oeste e Meio Oeste, 10/13ºC no Planalto Norte, 5/8ºC no Topo da Serra, 7/9ºC na região de Lages, 18/20ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Mínimas entre a madrugada/início da manhã e noite com valores próximos de -1/-4ºC no Oeste e Meio Oeste, -3/-6ºC no Planalto Norte, -5/-8ºC no Topo da Serra, -2/1ºC no Alto Vale do Itajaí, 2/5ºC entre a Grande Florianópolis Serrana, Litoral Sul e Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí.

Vento: sudoeste/sudeste com velocidade de 10/20 km/h. Pontuais rajadas de 50 km/h entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Já temos relatos de chuva congelada no Paraná e neve no Vale da Neve em São Joaquim/SC.

CHUVA CONGELADA EM PATO BRANCO/VIA AMARILDO.
Piter Scheuer/Coutinho
Chuva congelada em Lages como previsto.
Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho
Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here