Veja o perfil do turista na temporada de inverno

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Quase seis em cada dez catarinenses pretendem viajar assim que a pandemia estiver controlada, aponta Pesquisa da Fecomércio SC realizada em sete cidades de Santa Catarina no mês de junho. Os dados sinalizam que a Serra pode ser o principal destino, visto que a perspectiva de viagem do consumidor e o perfil do turista na Serra Catarinense são convergentes. Com a previsão de frio intenso, esta temporada de inverno pode reverter os prejuízos do ano passado.

Intenção de viagem

  • A idade média dos consumidores que pretendem viajar é de 34,7 anos. Em relação a escolaridade, 63,2% não tem ensino superior e 36,8% tem.
  • A renda média mensal familiar do grupo ficou concentrada nas faixas entre R$ 2.204 e R$ 5.509 (43,5%), R$ 1.103 e R$ 2.203 (26,9%) e R$ 5.510 a R$ 8.812 (16,6%). Com 87% de participação, as famílias são o principal público- mais da metade (51,8%) são casais com filhos.
  • Segundo a pesquisa, 40,8% estão realizando planejamento financeiro para viajar – 30,6% estão efetivamente guardando dinheiro e outros 6,1% estão aguardando receita extra como 13º salário, restituição do Imposto de Renda ou aumento salarial.
  • Uma pequena parcela de consumidores (4,1%) pretende parcelar as despesas de viagem, destacando a importância do crédito nas despesas eventuais, uma vez que as famílias consideram o endividamento como parte do planejamento orçamentário.

Perfil do turista na temporada de inverno

  • Os grupos de viagem são formados por famílias (46,8%), com 4,5 pessoas em média.
  • Convertendo em valores atuais, a faixa de renda média mais frequente foi entre R$ 2.204 e R$ 5.509, com 29% de participação, seguida pela faixa de R$ 5.510 a R$ 8.812, com 23%.
  • O principal meio de transporte utilizado foi o veículo próprio (81%), que está relacionado à origem dos turistas- 66% são de SC.
  • Nas últimas temporadas*, a média geral dos gastos foi de R$1.112, em valores atuais. Os gastos com hospedagem (R$728) foram os mais expressivos, seguido dos gastos com o transporte (R$400), alimentação e bebidas (R$330) e compras no comércio (R$240). Mais da metade (57%) dos visitantes entrevistados realizaram compras no comércio local, 96% gastaram com alimentação, 97% com transporte e 56% com hospedagem.

*Por conta da pandemia, os dados com consumidores não foram levantados na pesquisa 

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