ATENÇÃO: Forte Calor antecede a Massa Polar que deve ser histórica em SC

0
519
Foto: São Joaquim OnLine

Segundo Meteorologista Piter Scheuer, depois de uma onda de calor, vem uma massa polar que deve ser histórica em SC. Vamos aguardar e acompanhar.

► CALOR: Final de semana e segunda-feira com predomínio de sol e calor com temperaturas próximas dos 28/30ºC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul.

CHUVA: O ingresso de uma frente fria, organiza diversas áreas de instabilidades na terça-feira com chuvas acompanhada de trovoadas com risco de alguns temporais (chuva forte, granizo, raios e ventania – tempestades localizadas).

FRIO: Uma forte massa de ar polar continental (centro de alta pressão) deve dominar as condições atmosféricas na região Sul do Brasil entre os dias 28, 29 e 30 de julho (quarta, quinta e sexta-feira) promovendo dias gelados e ensolarados com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 0ºC (temperaturas negativas em varias cidades).

Indicativo de NEVE E CHUVA CONGELADA para o Planalto Sul, Topo da Serra Gaúcha, áreas altas do Oeste e Meio Oeste (Campos de Palmas – próximo ou acima de 1000 m de altitude) entre a madrugada/manhã da quinta-feira (29/07) devido o ar polar e úmido na baixa atmosfera. Condição propicia a formação de sincelo nos Morros mais elevados do topo do Planalto Sul.

Formação de geada ampla entre as madrugadas e manhãs/noites com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.

TEMPERATURA: Máximas variando entre 6/9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/11ºC no Planalto Norte, 0/4ºC no Topo da Serra, 3/6ºC na região de Lages, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 13/16ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. No auge do frio, mínimas oscilando entre 2/-5ºC na maior parte de SC e nas áreas frias tradicionais do Oeste, Meio Oeste e Planaltos com valores de mínimas entre -5-/8ºC ou até menos (grande chance de quebrar de quebrar o recorde do ano em Bom Jardim da Serra).

SÁBADO (24/07): 

CONDIÇÕES DO TEMPO: Uma massa de ar seco (sistema de alta pressão) proporciona um belo dia de sol com poucas variações de nuvens. Nevoeiros isolados nas baixadas e vales durante a madrugada e início de manhã.

TEMPERATURA E UMIDADE: Grande amplitude térmica (frio pela manhã e quente à tarde). Mínimas entre 8/11ºC no Oeste, 5/9ºC no Vale do Itajaí ao Litoral, 0/4ºC nas baixadas e vales dos Planaltos Norte e Sul com pontuais de -2/-5ºC no Topo da Serra. Esquenta durante a tarde com máximas na marca 25/28ºC na maior parte do estado com destaque para o Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul onde pode chegar a 27/30ºC e marcas próximas dos 24/26ºC nos Planaltos. Geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: norte/nordeste com velocidade média de 15/30 km/h. Rajadas ocasionais de 45 km/h.

 DOMINGO (25/07): 

CONDIÇÕES DO TEMPO: Dia de sol com poucas variações de nuvens por conta da atuação de uma massa de ar seco (sistema de alta pressão). Faz calor para época do ano. O ar frio e úmido presente na baixa atmosfera promove a formação de nevoeiros isolados entre a madrugada e início da manhã.

TEMPERATURA E UMIDADE: Frizinho pela manhã esquentando à tarde. Máximas variando entre 28/30ºC no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul, 24/26ºC nos Planaltos e em torno de 25/28ºC nas demais áreas do Litoral e Nordeste. Mínimas oscilando entre 10/13ºC em SC com destaque para os setores do Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, 0/4ºC nos Planaltos Norte e Sul com pontuais de 0/-3ºC no Topo da Serra (baixadas – regiões de microclima frio com geada isolada).

Vento: noroeste/nordeste com velocidade média de 15/35 km/h. Rajadas ocasionais de 50 km/h.

Divulgação
Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here