Previsão do tempo: Queda brusca das temperaturas em todas as regiões de SC, nesta terça (27)

0
592
O Meteorologista Piter Scheuer, avisa em suas redes sociais que a intensa massa de ar polar se aproxima de SC. Queda brusca das temperaturas em todas as regiões nesta terça (27).

CHUVA: O ingresso de uma frente fria, organiza diversas áreas de instabilidades na terça-feira com chuvas acompanhada de trovoadas com risco de alguns temporais (chuva forte, granizo, raios e ventania – tempestades localizadas).

FRIO: Uma forte massa de ar polar continental (centro de alta pressão) deve dominar as condições atmosféricas na região Sul do Brasil entre os dias 28, 29 e 30 de julho (quarta, quinta e sexta-feira) promovendo dias gelados e ensolarados com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 0ºC (temperaturas negativas em varias cidades).

Indicativo de NEVE E CHUVA CONGELADA para o Planalto Sul, Topo da Serra Gaúcha, áreas altas do Oeste e Meio Oeste (Campos de Palmas – próximo ou acima de 1000 m de altitude) na noite de quarta e entre a madrugada/manhã da quinta-feira (29/07) devido o ar polar e úmido na baixa atmosfera. Condição propicia a formação de sincelo nos Morros mais elevados do topo do Planalto Sul.

SEGUNDA-FEIRA (26/07): 

CONDIÇÕES DO TEMPO: Presença de sol intercalando com intervalos de muitas nuvens (céu esbranquiçado/acinzentado) devido a domínio de uma massa de ar seco. Algumas cidades do Oeste podem ter o registro de algumas pancadas passageiras com trovoadas durante o final da tarde e noite, devido à aproximação de uma frente fria.

TEMPERATURA E UMIDADE: Sensação de abafamento. Esquenta ao longo do dia com máximas na marca 28/30ºC no Oeste, Meio Oeste, 26/29ºC no Litoral e Vale do Itajaí e próxima dos 24/27ºC nos Planaltos.

Vento: noroeste/nordeste com velocidade média de 20/40 km/h. Rajadas ocasionais de 60 km/h no Oeste.

 TERÇA-FEIRA (27/07): 

CONDIÇÕES DO TEMPO: Áreas de instabilidades se propagam por SC e proporcionam pancadas de chuva com trovoadas (raios), primeiramente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e respectivamente nas demais regiões durante a tarde e noite. Risco de temporais localizados com granizo isolado.

TEMPERATURA E UMIDADE: Queda brusca das temperaturas em todas as regiões. Entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Sul do estado, máximas durante a tarde em torno de 12/15ºC e variando entre 19/22ºC no Nordeste. Mínimas durante a noite com a aproximação de uma massa de ar frio “polar” com 3/5ºC do Oeste a Serra e pontuais de 0ºC no Topo do Planalto Sul.

Vento: sudoeste/sul com velocidade média de 20/40 km/h. Rajadas ocasionais de 70 km/h nas praias do Litoral Sul e Florianópolis (minuano).

QUARTA-FEIRA (28/07):

CONDIÇÕES DO TEMPO: Uma forte massa de ar polar (onda de frio) favorece um dia gelado com sol e poucas nuvens. Alterna com momentos de maior nebulosidade (céu parcialmente nublado). Geada generalizada em SC com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma mais isolada no Litoral e Vale do Itajaí. Condições favoráveis à formação de neve e chuvas congelada durante a noite nos Topos dos Planaltos Sul catarinense e Serra Gaúcha durante a noite.
TEMPERATURA E UMIDADE: Frio em todo o estado com mínimas durante a madrugada e manhã na marca dos -4/0ºC no Oeste, -6/-2ºC no Meio Oeste incluindo a região de Lages, -5/-8ºC no Topo da Serra, -1/2ºC no Alto Vale do Itajaí, 1/5ºC entre a Grande Florianópolis ao Litoral Norte e 0/4ºC no Litoral Sul. Formação de geada ampla entre a madrugada e início da manhã. Máximas variando entre 6/9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/11ºC no Planalto Norte, 0/4ºC no Topo da Serra, 4/7ºC na região de Lages, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 13/16ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí.
Vento: dia ventoso com direção de sudoeste/sul com velocidade média de 30/60 km/h. Rajadas ocasionais de 80 km/h nas praias do Litoral Sul e Florianópolis (minuano) e acima dos 100 km/h nas áreas altas e morros do topo do Planalto Sul e Costão da Serra.
Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here