Apresentação do calendário de Turismo e eventos e Lages terá balanço infinito no morro da Cruz

0
320

Hoje (17) pela manhã, no Casarão Juca Antunes, o prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha) e o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi, receberam a imprensa e algumas autoridades para uma coletiva.

Em pauta assuntos relacionados ao desenvolvimento turístico do município e o roteiro histórico cultural da cidade para os próximos meses.

Plataforma digital

Entre as novidades apresentadas está a nova plataforma digital www.lagesturismo.com.br, com informações para os visitantes que desejam orientações sobre pontos turísticos, gastronomia, eventos, hospedagem entre outras dicas interessantes sobre o que fazer na Serra Catarinense. Também está sendo desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), um aplicativo para melhor acompanhamento do roteiro turístico da Serra.

Sinalização da Coxilha Rica

Outro ponto abordado foi a sinalização turística da Coxilha Rica, que receberá inicialmente 72 placas. O trabalho será realizado em parceria com a Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Secretaria da Agricultura e Pesca.

O Centro de Informações Turísticas, localizado na BR-282, passará por uma revitalização. Já foram garantidos os recursos na ordem de R$250 mil, através de emenda parlamentar para a reforma completa. Lages recebeu o Selo Internacional de Segurança Sanitária do Ministério do Turismo, que garante aos turistas uma viagem segura, com todos os protocolos de cuidados com a pandemia do novo coronavírus.

Mercado Público em fase de finalização

Foram atualizadas informações sobre a revitalização do Mercado Público de Lages, que retorna com a promessa de ser um dos equipamentos turísticos referência no município. A obra física já foi entregue e está em fase de ajustes, já com a ocupação de 22 boxes. Uma nova licitação será aberta para a abertura de novos negócios, como a implantação de restaurantes e pontos de comercialização de produtos regionais. O mezanino será ocupado por um buffet de festas infantis e também será instalado um ponto Caixa-Aqui no local.

Mercado Público

Rua das Pitangas

O projeto Rua das Pitangas está sendo idealizado com o objetivo de arborizar a cidade com árvores frutíferas nativas da região. Esta é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Pesca. A partir da doação de mais de quatro mil mudas pela empresa Klabin, será possível iniciar o projeto. A primeira avenida a receber o plantio será a avenida Brasil, que terá seus canteiros centrais arborizados desde a rótula do ginásio Jones Minosso até o Posto Elefantinho (entroncamento com a avenida Presidente Vargas).

Balanço Infinito no Morro da Cruz

Outra novidade que será uma nova atração para lageanos e visitantes será a implantação de um “balanço infinito” no alto do Morro da Cruz. A ideia é proporcionar uma experiência diferenciada na contemplação da cidade, atraindo famílias para subir ao morro e fazer seus piqueniques.

Calendário de turismo e roteiro histórico cultural

Com a melhora no cenário da pandemia da Covid-19 em todo país, com números cada vez mais otimistas na região, a agenda de turismo deste ano está repleta de atrações como a Semana Farroupilha, Expolages, passeio de Maria Fumaça, semana do aniversário de Lages, Natal Felicidade, entre outros eventos.

O calendário de turismo destaca a cavalgada em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi, que acontecerá no dia 28 de agosto na Coxilha Rica. Além desta atividade, no Casarão Juca Antunes uma exposição especial mostrará fatos e fotos, num resgate histórico da heroína dos dois mundos.

De 25 de setembro a 03 de outubro será realizada a quarta edição do passeio de trem pela Coxilha Rica. O roteiro passará pela estação de Berlande, seguindo por obras de arte construídas pelo 1º Batalhão Ferroviário em meio as belas paisagens da Coxilha até a chegada na estação de Escurinho. De lá, retorno para a estação de Lages.

E depois de sete anos, o evento Transcatarina estará de volta em Lages, em sua 13ª edição que acontecerá de 26 a 30 de outubro. A expectativa é de que mais de 400 veículos de rally e passeio, com competidores de todo país e também da Argentina e Uruguai, passem por aqui fomentando o turismo de eventos do município.

Com roteiro ainda a ser divulgado, turistas estaduais e nacionais percorrerão uma das regiões mais lindas de Santa Catarina em busca de emoção e adrenalina. O evento terá 12 categorias, para que todos possam participar, desde o mais experiente até o mais novato que começa sua aventura no mundo dooffroad.

Confira a agenda de turismo 2021                                           

Expedição Caminho das Tropas com Nômade Expedições – 20 a 22 de agosto

Cavalgada 200 anos de Anita Garibaldi – 28 de agosto na Coxilha Rica.

Off Road Caminho das Tropas 4×4 – 28 e 29 de Agosto

Cavalgada do Tio Lu no Salto Caveiras – 4 de setembro

Folcloreando entre Asado e Guitarra com a cantora Uruguaia Catherine Vergnes e

Quarteto Coração de Potro – 12 de setembro na Chácara Bom Jesus

Drive Thru Solidário –12 de setembro no Parque Conta Dinheiro

Semana Farroupilha – 16 a 19 de setembro na Chácara Bom Jesus

Maria Fumaça na Coxilha Rica – 25 e 26 de setembro e 1, 2 e 3 de outubro

Travessia Target Coxilha Rica – 18 a 22 de setembro

3° Cavalgada do Corredor Coxilha Rica – 02 de outubro

Expolages – 12 a 17 de outubro

13º Transcatarina – de 26 a 30 de outubro

Expedição Coxilha com Utvs–início de novembro

Semana de Lages – 19 a 26 de novembro

Natal Felicidade – 4 a 23 de dezembro

Fico Feliz em ver tantas pessoas empenhadas em melhorar o nosso turismo, parabéns aos envolvidos. Falta ainda um Totem do “AMO LAGES” (até a cidade de Campo Belo do Sul tem um, e com bem menos habitantes), falta também um termômetro para os turistas na Catedral de Lages, que na minha opinião, já deveria estar lá com a revitalização (esqueceram?), e ainda sinalizações para os turistas, que ficam iguais patetas tentando se achar na cidade.  #AmoLages

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here