Onda de Calor no Sul do Brasil pode chegar a 50º

0
469

Uma onda de calor vêm sendo projetada por modelos meteorológicos a partir da próxima quarta-feira (12) em diante, alertam meteorologistas.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a onda de calor que pode atingir cidades do Sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, traz consigo riscos para a população. Em algumas localidades do Centro-Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, no RS, o modelo GFS da NOAA projeta entre 45ºC a 50ºC, o que seria algo surreal, batendo recordes inimagináveis desde que começou o registro de dados meteorológicos em 1849. Porém, conforme destacado também pela MetSul Meteorologia, é preciso ter cautela e entender melhor sobre modelos numéricos, algo completamente diferente de uma previsão do tempo final com todos os detalhes.

Os modelos meteorológicos principais, GFS e ECMWF, são os que mais apresentam uma confiabilidade ao projetar certos eventos de grande magnitude. Está onda de calor é projetada pelo GFS, por exemplo. Acontece que no verão os modelos tendem a errar mais por causa da atmosfera mais quente e instável, diferente do inverno que acaba tendo um acerto maior.

 

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here