Galeria de Arte da Villa Francioni recebe exposição hiper-realista em julho

0
311

A Galeria de Arte da Villa Francioni receberá no dia 15 de julho, a partir das 15 horas, uma exposição que promete surpreender os visitantes, tanto pela temática sublime quanto pela riqueza dos detalhes. Intitulada “Natureza Viva”, a mostra é composta de 30 telas feitas pela pintora gaúcha Cleusa Soares, que transformou em obras de arte frutas, flores, taças de vinho entre objetos utilitários de metal, cristal e porcelana. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta à visitação até o dia 17 de setembro.

Cleusa Soares nasceu em Pelotas em 1950, estudou pintura acadêmica com o pintor uruguaio Nestor Marques Rodrigues nos anos 60 e reside há mais de três décadas em Florianópolis, onde mantém um ateliê em Jurerê Internacional. Além de realizar exposições individuais e participar de mostras coletivas em diversos estados do país, a artista também possui obras em acervos particulares no Brasil, Chile, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.

Cleusa se diz “sensível às coisas cotidianas” e que a arte da pintura é como respirar e sentir a luz da vida.  “É meu momento íntimo com a arte. Vou ao mercado, escolho as flores e frutas da estação e as utilizo como modelo em meu ateliê. Por isso, intitulei esta coleção de ‘Natureza Viva’”, pontua.

Para o curador da exposição e gestor da Galeria de Arte da VF, Edson Machado, a artista tem um estilo extremamente figurativo e romântico, que integra o movimento artístico mundial denominado hiper-realismo, cujo gênero de pintura tem efeito semelhante ao da fotografia em alta resolução, reproduzindo os mínimos detalhes de uma imagem. “A corrente artística de Cleusa Soares traz elementos acadêmicos para os dias contemporâneos com destaque para os efeitos de luz e sombra, texturas realistas e ricas escalas cromáticas”, explica Edson.

Para a presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, as exposições de arte na Galeria da VF contemplam a programação cultural proposta pela vinícola ao lado da produção dos espumantes e vinhos de qualidade. “Nosso objetivo sempre foi este, atender às expectativas do público visitante de todo o país e até do exterior e da comunidade moradora da Serra Catarinense, com arte e vinho, ambos de altíssima qualidade”, afirma.

Atualmente a Villa Francioni é administrada pelos conselheiros André, Adriana e Daniela Freitas (presidente). As visitas guiadas na vinícola precisam ser agendadas pelo site www.villafrancioni.com.br ou pelo fone (49) 3233-8200.

Paulo Scarduelli

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here