Início Site

Deputado Lucas Neves no PodCast Cris & Barão

Em 2016, o jornalista Lucas Neves deu um novo rumo à sua trajetória ao ser eleito vereador em Lages, com expressivos 6.192 votos, a maior votação na história da cidade. E para contar sua história na telinha da TV e em uma cadeira como deputado, Lucas foi o entrevistado do PodCast Cris & Barão, que já está no ar, pela ImagemTV

O deputado estadual Lucas Neves (PR), natural de Lages, é formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Unifacvest, com pós-graduação em Mídias Digitais pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Gestão Pública e Gerenciamento de Cidades pelo Centro Universitário Internacional. Sua carreira jornalística teve início em 2006, como estagiário no Jornal O Momento, e passou também pela Imagem TV e TV Araucária.

Em 2020, disputou a Prefeitura de Lages, alcançando 27,5% dos votos. No ano seguinte, assumiu a função de assessor regional do Governo de Santa Catarina na Serra Catarinense. Já em 2022, foi eleito deputado estadual, consolidando sua atuação política no estado.

Em 2020, enfrentou o desafio de concorrer à prefeitura de Lages, obtendo 27,5% dos votos. No ano seguinte, assumiu o cargo de assessor regional do Governo de Santa Catarina na Serra Catarinense, função que ocupou por 20 meses. Em 2022, candidatou-se novamente e foi eleito deputado estadual pelo Podemos.

Atualmente, Lucas Neves ocupa o cargo de terceiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2025-2026. Sua presença nas decisões da Alesc é histórica, já que há 20 anos um representante da Serra Catarinense não tinha voz nas pautas da Casa.

Assista à entrevista completa pelo link:

 

Compartilhar a matéria

Junho Violeta intensifica ações de prevenção e valorização da pessoa idosa em Lages

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, promove durante o mês de junho uma série de ações de conscientização alusivas ao Junho Violeta, campanha nacional voltada à prevenção e ao combate à violência contra a pessoa idosa.

As atividades desenvolvidas junto ao Centro de Atenção à Pessoa Idosa (Capi) têm como objetivos orientar, informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância do respeito, da valorização e da garantia dos direitos das pessoas idosas, fortalecendo a rede de proteção e incentivando a denúncia de situações de violência, negligência e abandono.

Ao longo do mês, os participantes terão acesso a momentos de reflexão, diálogo e troca de experiências, bem como será reforçada a importância do envelhecimento digno, ativo e com qualidade de vida. Além da conscientização referente aos diferentes tipos de violência que podem atingir a população idosa, as atividades também irão destacar o papel fundamental da família e da sociedade na construção de relações pautadas pelo respeito e pela inclusão.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, ressalta que o Município tem trabalhado continuamente na construção de políticas públicas direcionadas à promoção da qualidade de vida da população idosa. “Nossa gestão tem dedicado atenção especial às políticas públicas voltadas à pessoa idosa, ampliando ações de acolhimento, convivência, orientação e garantia de direitos. Cuidar de quem ajudou a construir a história da nossa cidade é uma responsabilidade coletiva e um compromisso permanente da administração municipal”, justifica a prefeita.

Durante uma das atividades realizadas no Capi, relatos emocionantes evidenciam a relevância da campanha. Uma das participantes compartilha sua experiência ao falar sobre a necessidade de ser ouvida e respeitada. “O que mais dói não é a idade chegar. O que mais dói é quando as pessoas param de nos ouvir, quando acham que não temos mais nada para ensinar ou quando nos tratam como um peso. Nós só queremos respeito, carinho e atenção”, relata.

A secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, enfatiza que o trabalho realizado pela pasta acontece durante todo o ano e vai muito além das campanhas alusivas. “O Junho Violeta é um momento importante para ampliar o debate sobre os direitos da pessoa idosa, mas, nosso trabalho é permanente. Atuamos diariamente no acolhimento, orientação, promoção da autonomia e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, buscando garantir mais dignidade e qualidade de vida para a população idosa de Lages”, defende.

A diretora de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa, Kelly Adriane Scheuermann, pontua que datas, como, o Junho Violeta, são fundamentais para expandir a conscientização da sociedade. “As campanhas alusivas têm um papel essencial porque dão visibilidade a temas que muitas vezes permanecem silenciosos. Elas nos permitem informar, sensibilizar e aproximar a comunidabde das ações de proteção à pessoa idosa, fortalecendo a cultura do respeito e da valorização do envelhecimento”, explica.

A violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de diversas formas, incluindo agressões físicas, violência psicológica, negligência, abandono, violência financeira e a privação de direitos. Muitas vezes, os sinais não são visíveis, tornando ainda mais importante a atenção de familiares, vizinhos e da comunidade.

Por meio do Capi, a Prefeitura de Lages mantém um trabalho contínuo de acolhimento, orientação e promoção de direitos, oferecendo suporte às pessoas idosas e seus familiares. A iniciativa integra as ações preventivas desenvolvidas pelo Município para garantir um envelhecimento mais seguro, saudável e respeitoso.

A administração municipal orienta que qualquer suspeita ou confirmação de violência contra a pessoa idosa deve ser denunciada aos órgãos competentes. A Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa mantém os seguintes contatos telefônicos: Disque 180; Polícia Militar (PM): 190; Disque Direitos Humanos: 100; Plantão da Secretaria: (49) 98402-9413, e Atendimento em horário comercial: (49) 3019-7454.

Compartilhar a matéria

Jovem atleta de Lages conquista tetracampeonato brasileiro de jiu-jitsu em São Paulo

jiu-jitsu de Lages voltou a subir ao lugar mais alto do pódio em uma das principais competições de base do país. O atleta Samuel Veríssimo Carvalho, beneficiário do Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Lages, conquistou o título do Campeonato Brasileiro Crianças de Jiu-Jitsu 2026, disputado entre os dias 12 e 14 de junho, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP).

Ao representar a equipe Checkmat Lages/GSTEAM, Samuel sagrou-se campeão na categoria Infantojuvenil 1 Faixa Laranja Pena e alcançou o tetracampeonato brasileiro da modalidade.

A delegação contou com quatro atletas na competição organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Além do título de Samuel, Bernardo Pinheiro Ribeiro competiu na categoria Infantojuvenil 3 Faixa Laranja Meio-Pesado e chegou até as oitavas de final. Heitor Becker, da categoria Infantojuvenil 1 Faixa Amarela Pena, e Pedro Davi Lamim, da categoria Mirim 2 Faixa Cinza Médio, avançaram até as quartas de final.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, parabeniza os atletas e a comissão técnica pelo desempenho na competição. “Em nome da prefeita Carmen Zanotto e de toda a Fundação Municipal de Esportes, parabenizamos os atletas, professores e familiares por mais esta importante conquista para Lages. O tetracampeonato brasileiro do Samuel é motivo de orgulho para a nossa cidade. Também destacamos o desempenho dos demais atletas, que representaram Lages com muita qualidade em uma competição de alto nível.”

A equipe foi acompanhada pelo head coach, Gil Eanes Oliveira de Sousa, e pelo professor e coach, William Oliveira Carvalho. O Campeonato Brasileiro Crianças de Jiu-Jitsu reuniu atletas de diversas regiões do país, com competidores entre quatro e 15 anos de idade, sendo considerado uma das principais vitrines para jovens talentos da modalidade.

Compartilhar a matéria

Sol, frio e geada em SC

Terça-feira (16/06):
Tempo: estável em SC, com mais nuvens e nevoeiros pela manhã, e predomínio de sol em todas as regiões no decorrer do dia.
Temperatura: baixa, as máximas não passam de 20°C no estado.
Vento: sul, com variação para noroeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.
Quarta-feira (17/06):
Tempo: estável com sol e frio em SC. Mais nuvens e nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: baixa, com mínimas de 0°C a 5°C em boa parte das áreas altas do estado, chegando a -4°C no Planalto Sul, com condições de geada ampla do Oeste aos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e áreas altas do leste catarinense, e mínimas abaixo de 12°C em boa parte do estado. Durante o dia, máximas de 17°C a 21°C.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.Quinta-feira (18/06):
Tempo: estável com sol e frio em SC, e nevoeiros ao amanhecer. No decorrer da tarde e noite as nuvens aumentam no estado devido a um cavado (área de baixa pressão) no oeste da região Sul.
Temperatura: baixa, com mínimas de – 2°C a 5°C nas áreas altas do Meio-Oeste aos Planaltos, com condições de formação de geada, e abaixo de 12°C em boa parte do estado. Durante o dia, máximas de 15°C a 20°C.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado, com rajadas do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

Sexta-feira (19/06):
Tempo: instável com chuva e temporais isolados em SC, começando pelo oeste e sul do estado, atingindo a maioria das regiões a partir da tarde devido ao avanço de uma frente fria.
Temperatura: baixa, com mínimas de 5°C a 12°C em boa parte do estado. Durante o dia, máximas de 15°C a 22°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sábado (20/06):
Tempo: mais nuvens e chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia em boa parte do estado com o afastamento da frente fria. Temperatura: segue baixa.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Compartilhar a matéria

CTG BARBICACHO COLORADO É CAMPEÃO DO RODEIO NACIONAL DE ABDON BATISTA

O CTG Barbicacho Colorado de Lages teve um fim de semana de grandes conquistas durante o 7º Rodeio Nacional de Abdon Batista. Com excelentes apresentações e resultados expressivos, a entidade tradicionalista confirmou sua força no cenário cultural do estado ao conquistar o título de Campeão Geral do Rodeio, reconhecimento concedido à entidade que somou o maior número de premiações ao longo da competição.

Entre os destaques da participação do CTG, a Invernada Veterana brilhou e conquistou o primeiro lugar em sua categoria, com apresentações marcadas pela técnica, sincronismo e valorização das tradições gaúchas. Já a Invernada Juvenil também teve desempenho de destaque, garantindo a terceira colocação e contribuindo para a excelente campanha do CTG.

Para o instrutor de danças da Invernada Veterana, Mário Arruda, o resultado é fruto de muito empenho, dedicação e amor pela cultura tradicionalista.

“Estamos extremamente felizes e emocionados com essa conquista. Ver o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses sendo reconhecido em uma competição tão importante é motivo de muito orgulho para todos nós. A Invernada Veterana tem se dedicado intensamente aos ensaios, sempre buscando evoluir e representar da melhor forma possível o nosso CTG. Este título é resultado do comprometimento de cada integrante e do apoio de toda a família Barbicacho Colorado”, destacou Arruda.

A conquista reforça o protagonismo do CTG Barbicacho Colorado no movimento tradicionalista do Sul do Brasil e celebra o esforço coletivo de dançarinos, instrutores, familiares e apoiadores que contribuíram para mais um capítulo de sucesso na trajetória da entidade.

Além dos troféus conquistados pelas invernadas, o título de Campeão Geral coroou uma participação histórica do CTG no rodeio, consolidando a entidade entre os grandes destaques do evento e levando o nome de Lages ao lugar mais alto do pódio.

Premiações do CTG Barbicacho Colorado em Abdon Batista:
– Campeão Geral
-1º Lugar Danças Tradicionais Veterano
-3º Lugar Danças Tradicionais Juvenil
-1º Lugar Chula Mirim – Joao Guilherme de Jesus Souza
-2º Lugar Chula Mirim – Luiz Pedro Marcon Fernandes
-2º Lugar Chula Veterano – Rafael Afonso Gomes da Silva
-1º Lugar Chula Xirú – Mario Sérgio Arruda Antunes
-2º Lugar Declamação Peão Juvenil – Arthur Castilhos Ramos Senem
-2º Lugar Gaita Ponto Até 15 anos – Julia Ouriques Ribeiro
-4º Lugar Gaita Tecla Acima de 15 anos – Alan dos Reis Zotti
2º Lugar Solista Vocal Peão Veterano – Dilson Santos Muniz

Compartilhar a matéria

As Rapidinhas da Cris Menegon

Aqui a informação é sucinta, rapidinha e sem frescura.

Repúdio

Outro dia, alguns se ofenderam e distorceram o que escrevi sobre o fim da escala 6×1, e que em ano eleitoral era puro populismo; que o governo estava jogando o trabalhador contra o empregador e que quem defendia o fim da escala (nesses termos) era preguiçoso. A saída dos ofendidos foi se fazerem de vítimas, como sempre. Nosso país foi forjado por trabalhadores e eu jamais ficaria contra quem realmente quer trabalhar. Temos pais de família com mais de dois empregos, mas também temos os que se aproveitam para ganhar dinheiro do trabalhador sem esforço. Um exemplo são os impostos: este governo fez questão de criar ou aumentar taxas — são mais de 27 novos tributos no lombo de quem produz. Sobre isso, não vi nenhuma indignação.

Repúdio 2

Não vi nota de repúdio quanto ao rombo dos Correios, onde o maior prejudicado é o trabalhador. Não vi nota de repúdio quando o aposentado foi lesado pelo rombo no INSS. Seria de bom tom lutar por todos os direitos dos trabalhadores, não é mesmo?

Carga tributária

Vocês, trabalhadores, sabiam que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo? Quando se compra um celular nos EUA, o imposto é de cerca de 7%; no Paraguai, 10%. No Brasil, pagamos 40%. Pois é: não vi instituições emitirem notas de repúdio para ajudar o trabalhador ou lutar com o mesmo afinco para baixar esses impostos.

Liberdade de Expressão

Sou JORNALISTA E MULHER. Por incrível que pareça, em pleno século XXI, tentam calar o meu direito de ter opinião. Isso se chama ditadura ou misoginia? Onde fica a liberdade de expressão? Ou este país apenas finge ser democrático? Você não gostar de mim é um direito seu, está tudo certo; agora, querer calar uma jornalista mulher por ela emitir opiniões é puro preconceito.

Não irei me calar

Para encerrar este assunto: uma sociedade vencedora sempre busca produzir e trabalhar mais; uma sociedade empobrecida é estimulada a trabalhar menos. É inadmissível jogar a responsabilidade e o custo dessa suposta “qualidade de vida” nas costas de quem empreende, arrisca e paga impostos injustos para ofertar uma oportunidade de trabalho. Quem coloca empregadores e empregados em lados opostos são os mesmos que impedem a livre negociação e alimentam um vitimismo que a sociedade não aguenta mais. Sinto muito, mas não irei me calar.

E por fim…

Parafraseando o Ministro Alexandre de Moraes:

“Quem não quer ser criticado, quem não quer ser satirizado, fique em casa. Não seja candidato, não se ofereça ao público, não se ofereça para exercer cargos políticos. Essa é uma regra que existe desde que o mundo é mundo. Querer evitar isso por meio de uma ilegítima intervenção estatal na liberdade de expressão é absolutamente inconstitucional.”

 

Compartilhar a matéria

Parque Pet Place é inaugurado em Lages

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou neste domingo (14 de junho), a entrega oficial do primeiro Parque Pet Place do município. Localizado no bairro Copacabana, o novo espaço foi projetado para proporcionar lazer, recreação, socialização e bem-estar aos animais de estimação e seus tutores, consolidando mais uma importante ação da política pública municipal voltada à causa animal.

Com investimento total de R$ 275 mil, o Parque Pet Place ocupa uma área construída de aproximadamente 750 metros quadrados. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar do deputado estadual Marcius Machado, por meio de recursos financeiros públicos do Governo do Estado de Santa Catarina, no valor de R$ 122 mil, somados à contrapartida do município de R$ 153 mil. O projeto foi acompanhado pela equipe técnica da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), responsável pelo suporte e fiscalização das etapas de execução da obra.

O espaço conta com equipamentos modernos produzidos em ferro, plástico injetável e madeira plástica, materiais que oferecem maior resistência, durabilidade, segurança e conforto para os animais. A estrutura foi planejada para atender aos mais elevados padrões de qualidade, utilizando tecnologias que garantem longa vida útil e baixa necessidade de manutenção.

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita Carmen Zanotto destacou que o Parque Pet representa mais um avanço na política municipal de proteção e bem-estar animal, desenvolvida de forma permanente pela administração municipal. “O Parque Pet Place é a materialização de um compromisso que assumimos com a população e com a causa animal. Estamos investindo em espaços públicos de qualidade que promovem a convivência saudável entre as famílias e seus animais de estimação. Esta entrega faz parte de uma política muito mais ampla, que inclui ações de castração, atendimento veterinário, conscientização e cuidado permanente. Hoje Lages é referência em bem-estar animal e seguimos avançando para oferecer cada vez mais qualidade de vida à nossa população e aos seus pets”, ressaltou a prefeita.

A prefeita também lembrou os avanços alcançados pelo município nos últimos anos, especialmente após a transformação do antigo Centro de Controle de Zoonoses em Centro de Bem-Estar Animal, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as ações de proteção aos animais.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Jean Corbellini, enfatizou a importância do novo equipamento público para os moradores do bairro Copacabana e das regiões próximas, além de destacar que o projeto servirá de modelo para futuras implantações em outros bairros da cidade. “Estamos entregando um espaço moderno, seguro e preparado para receber os animais e suas famílias. Este é o primeiro Parque Pet Pleace de Lages e foi construído com materiais de alta qualidade, garantindo resistência e conforto para os usuários. Nossa intenção é ampliar esse modelo para outras regiões da cidade, fortalecendo a convivência comunitária e incentivando cada vez mais a guarda responsável e o cuidado com os animais”, afirmou o secretário.

Além de proporcionar momentos de lazer e interação entre os animais, o Parque Pet Place, também contribui para a conscientização sobre a posse responsável, a socialização dos pets e a valorização dos espaços públicos urbanos.

A implantação do novo equipamento intensifica os trabalhos da Prefeitura de Lages com políticas públicas voltadas à qualidade de vida, à sustentabilidade e ao fortalecimento da relação harmoniosa entre a população e seus animais de estimação, consolidando o município como referência regional em ações de proteção e bem-estar animal.

Compartilhar a matéria

Inter de Lages retornará às competições em 2026

O Internacional de Lages voltará às competições em 2026. Na quarta-feira (17/6), o clube participará do conselho técnico da Série C do Campeonato Catarinense na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, e confirmará o retorno.

A decisão de fazer o anúncio no dia 13 de junho não é casual: neste sábado, o Inter, uma das camisas mais tradicionais do futebol catarinense, completa 77 anos de fundação. A notícia é, assim, também uma celebração do aniversário.

No dia 16 de abril do ano passado, quando revelou que abriria mão de sua vaga na Série B do estadual, o Inter divulgou uma carta aberta à comunidade, na qual informou que “o clube não deixará de existir nem encerrará suas atividades (…) e buscará formas de se estruturar para voltar, assim desejamos, em 2026”.

O time não entrou em campo em 2025, mas os esforços dessa reestruturação não pararam em nenhum momento. Nas próximas semanas, o clube dará mais detalhes sobre as mudanças e sobre o novo plano de trabalho.

Inter e torcida querem a mesma coisa: um clube equilibrado, organizado, que nos dê a certeza de que ele tem um futuro. Vitórias e títulos serão consequência desse trabalho – e também da participação efetiva da comunidade, a verdadeira protagonista da história do clube.

O Inter é um patrimônio de nossa cidade, um símbolo de identidade de lageanos e serranos. Acreditar no Inter é acreditar em Lages. E o clube, há 77 anos, acredita em Lages.

Compartilhar a matéria

Lages passa a integrar programa estadual de cultura e audiovisual do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina

Lages passa a integrar o Programa Pontos do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), iniciativa de regionalização e descentralização cultural promovida pelo MIS/SC, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A adesão coloca o município entre os pontos de difusão cultural da rede estadual, proporcionando maior acesso da comunidade a atividades ligadas ao audiovisual e ao patrimônio cultural catarinense.

A ação cultural tem como objetivo disponibilizar um catálogo contínuo de atividades culturais aos municípios parceiros. Entre as propostas estão a difusão do audiovisual catarinense oriundo de políticas públicas e a realização de atividades criativas relacionadas ao setor, contribuindo para ampliar a circulação de produções culturais em diferentes regiões do Estado.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destaca a importância da iniciativa para a cidade. “A cultura precisa estar cada vez mais próxima das pessoas. A participação de Lages no Programa Pontos do MIS/SC permitirá que a população tenha acesso a novas experiências culturais, educativas e artísticas, contribuindo para a formação e para o desenvolvimento cultural do município.”

Com a adesão ao Programa, Lages passa a receber uma programação composta por exposições multimídia, sessões de cinema, mostras audiovisuais, oficinas, palestras e ações formativas vinculadas à cultura e à gestão cultural. O MIS/SC será responsável pela disponibilização dos conteúdos, da programação e do suporte técnico, enquanto o Município oferecerá a estrutura necessária para a realização das atividades.

Para a superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, a entrada do município na iniciativa representa uma nova oportunidade para o setor cultural da região. “A entrada do município no Programa representa mais um importante passo para a cultura na Serra Catarinense, colocando Lages entre as referências regionais na promoção, formação e difusão cultural. Por meio desta iniciativa, a população lageana passa a contar com novas oportunidades de acesso à arte, ao audiovisual e ao patrimônio cultural catarinense, aproximando ainda mais a cultura do dia a dia da comunidade”, finaliza.

Compartilhar a matéria

ATENÇÃO: Tentativa de aplicação de golpes financeiros a respeito de alvarás

Preocupada com a segurança de empreendedores do município, a Prefeitura de Lages recomenda prudência redobrada dos cidadãos em relação à tentativa de golpes em que alvarás são o mecanismo encontrado por criminosos digitais para ludibriar possíveis e suscetíveis vítimas.

Empresários lageanos devem observar cuidadosamente as movimentações ao receberem mensagens pela Internet, seja pelo aplicativo de mensagens por aparelho celular, WhatsApp, ou pelas redes sociais Instagram e Facebook, ou ainda, por e-mail, pois este contato de aproximação pode ser, na verdade, uma tentativa de golpe, com a finalidade de furto de valores financeiros [a partir de cobranças indevidas e ilícitas] e/ou de bens materiais e de dados pessoais e empresariais. O artigo nº: 171 do Código Penal Brasileiro exibe ser estelionato a obtenção, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheiro, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.

O conselho da Prefeitura de Lages compreende: “Antes de clicar em qualquer link ou fornecer dados, verifique a informação por canais oficiais. Previna-se e compartilhe essa informação”.

Portanto, empresários destinatários devem se municiar o máximo possível de informações em canais oficiais, como Ministério da Fazenda, Receita Federal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O contador de confiança do empresário também pode ser procurado para esclarecimento de informações.

A Secretaria Municipal da Fazenda recebeu denúncias de que criminosos estão enviando mensagens eletrônicas (e-mails) a empresários da indústria e comércio e a prestadores de serviços, especialmente Microempreendedores Individuais (MEIs), cujos conteúdos mencionam informações sigilosas empresariais, como, razão social e número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), relatando que a empresa possui pendências (débitos) referentes à taxa de licenciamento (alvará), tributo obrigatório para a emissão do alvará de funcionamento, documento que autoriza legalmente o exercício das atividades no especificado local.

Na situação de desconfiança, o cidadão deve bloquear/denunciar o remetente e lembrar da existência de vários tipos de sites golpistas, não somente este mencionado. E também pode registrar ocorrência na plataforma digital da Polícia Civil Delegacia Virtual.

Informações técnicas e didáticas podem ser consultadas no site oficial da Diretoria de Fiscalização da Prefeitura de Lages – Fiscalização Tributária – Prefeitura de Lages. Informações de orientação preventiva à tentativa de golpes e adicionais podem solicitadas por telefone: 3019-7456. Atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A Diretoria está situada no Edifício Centenário – rua Nereu Ramos, nº: 73, Centro.

Suporte aos contribuintes. “O Município está em permanente atendimento à população e à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas em favor das pessoas para evitar transtornos e, sobretudo, o furto de dados e de dinheiro dos empreendedores que trabalham para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, sublinha o diretor de Fiscalização Tributária, Silvio Fernando Cordova Duarte.

Compartilhar a matéria