O Brasil exige visto para pessoas de mais de 60 nacionalidades fazerem visita simples. O Ministério da Justiça determinou que, a partir de segunda(26), começou a restringir a entrada de imigrantes que não possuem o documento.
A alegação é que novas restrições para a entrada de imigrantes sem visto no Brasil surge após um relatório da Polícia Federal (PF) identificar o território brasileiro como uma rota estratégica no tráfico internacional de pessoas. As novas regras têm como objetivo fortalecer o controle sobre os pedidos de refúgio no país. Além disso, o princípio geral adotado pelo país é o da reciprocidade, ou seja, se um país exige visto de entrada para brasileiros, o Brasil também exigirá visto para cidadãos daquele país.
Fico com o que o jornalista Jefferson Severino especialista em turismo escreveu em seu blog Turismo OnLine.
“Sem dúvidas é dessa maneira que o MTUr e Ministério da Justiça acreditam que, depois de décadas atingindo no máximo 6 milhões de turistas internacionais, o Brasil irá superar e até dobrar essa marca, enquanto alguns países e até mesmo monumentos internacionais recebem essa marca diariamente ao ponto de limitar e cobrar dos turistas que chegam a esses destinos. Dessa forma, após “muitas discussão” e sem ouvir principalmente a indústria do turismo brasileiro, o Brasil passou a exigir visto para mais de 60 países. Todavia, segundo o Ministério da Justiça, mais de 30 países ainda poderão entrar no Brasil sem visto, por tempo determinado de até 90 dias. Alguns outros países poderão passar uma temporada de 30 até 90 dias sem visto, a depender da nacionalidade”.





