Cerveja lageana com receita histórica de 1900, ganha prêmio internacional em concurso na Bahia

0
776

Lages literalmente está entre as melhores cervejas do mundo, temos diversas marcas, mas uma vem se destacando e agora com 2 títulos internacionais. Trata-se da Cervejaria União Serrana, que ganhou duas medalhas de Prata, uma com a “The Great Sierra” e a outra com a “Vintage Stout”, no BBA – Brazilian Internatinal Beer Awards, o primeiro e único concurso internacional de cervejas no Brasil com a chancela da IBCF – International Beer Competition Federation, na Bahia nos dias 12 a 15 de novembro de 2024, o evento é dentro da programação do Bahia Beer, na cidade de Alagoinha, evento já consolidado no cenário nacional.

Cerveja Vintage Stout

 A cerveja Vintage Stout, já havia ganho um prêmio em 1908, a receita é do tataravô do Giovani Fornari, Josaphat Lenzi, que foi um homem revolucionário na cidade de Lages/SC, nascido na região de Trento, na Itália ele escolheu Lages para fixar residência.

Em meados de 1900 Josaphat Lenzi, abre uma cantina, onde servia a bela gastronomia italiana, acompanhado de seus vinhos, espumantes, sucos de uva e suas cervejas (Inclusive exportava para Europa), mas viu a necessidade de continuar dando ênfase as cervejas, que eram sua paixão.

A cervejaria União Serrana é um incentivo histórico de Giovani Fornari, para seu filho Leonardo Fornari e sua esposa Juliana Marquardt, que estão à frente da Cervejaria. O casal acabou indo buscar a história da família e se deparou com preciosidades e receitas únicas e resolveram replicar uma das receitas de Josaphat.

O resultado não poderia ser outro, no primeiro concurso internacional com 1.085 cervejas inscritas de 34 países e 4 continentes, a Cerveja “Vintage Stout”, depois de tantos anos, ainda tem sua marcação forte, sendo para quem realmente aprecia uma boa cerveja artesanal.

A vintage stout:  Baseada na receita manuscrita em meados de 1900, encaixa-se no estilo dry-stout.  Cerveja de coloração rubi escuro, espuma clara, densa e persistente.  No aroma malte, café e chocolate.    A sensação de boca é de corpo médio baixo, amargor leve, com sabores que remetem a café, avelã, coco queimado.

Parabéns a Cervejaria União Serrana, vocês elevam o nível de cervejas não só em Lages como a nível Nacional e agora Internacional.

https://www.instagram.com/cervejariauniaoserrana/

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here