Falta pouco para o início de mais um ano letivo em Lages. Enquanto bebês, crianças, adolescentes e adultos aproveitam o tempo com suas famílias e amigos para descansar, viajar, passear, brincar, visitar parentes e se aventurar ao conhecer lugares novos nestas férias de verão em 2025, equipes de servidores públicos desempenham uma maratona de trabalhos para bem receber crianças e estudantes da rede pública municipal em Lages no dia 6 de fevereiro, data do retorno à rotina escolar.
Na integralidade são 118 unidades de ensino, contabilizadas na divisão entre 75 Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), 32 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
Mediante dados de janeiro de 2025, apurados pela Secretaria da Educação, estão matriculados para o ano corrente, as seguintes estatísticas: 4.482 crianças para período integral em Ceims, 2.471 crianças para período parcial em Ceims, 7.750 estudantes ao ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio 54 estudantes à Emeb Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Portanto, são 14.757 no total, paralelos a 1.616 professores.
A apenas 16 dias de mais um ano inteiro de atividades pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, descobertas e evoluções técnica, cognitiva e intelectual, as 118 unidades pertencentes ao Sistema Público Municipal de Ensino de Lages estão recebendo, por determinação da prefeita Carmen Zanotto, uma série de melhorias e revitalizações em uma operação intensificada em dias de condições meteorológicas favoráveis, pela Secretaria da Educação, com a finalidade de tornar todos os espaços físico-estruturais mais agradáveis e aconchegantes a partir de limpezas e remodelações de organização.
Estão em execução roçadas de vegetação alta e cortes de grama, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, evitando riscos, como a presença de animais peçonhentos (aranhas e cobras), e reparos emergenciais. A roçada foi roteirizada para ser realizada em todas as unidades de ensino das áreas urbana (vários bairros e loteamentos) e rural (localidades do interior, a exemplo do Distrito Índios), conforme cronograma estabelecido. Os reparos emergenciais começaram a ser postos em prática no dia 2 de janeiro, enquanto a roçada, com a Secretaria apoiadora, em 15 de janeiro. A Secretaria Municipal da Educação possui um departamento de Manutenção e usufrui, também, de parceria com as demais secretarias.
A Secretaria de Serviços Públicos está promovendo limpeza e roçada em locais anexos a áreas externas às edificações das unidades de ensino, como parques infantis, e aos arredores de outros prédios no mesmo local das unidades, como ginásios de esportes, e em pátios.