O dia deste último sábado do mês de abril (26) deverá ser de Sol entre nuvens, com temperaturas oscilantes de 13 a 16ºC, ideal à prática de atividades de lazer para aproveitar o fim de semana. A Secretaria Municipal da Educação promoverá, nesta data, por intermédio do Núcleo de Educação Especial e Inclusão, a 1ª edição do Projeto Brincando na Praça Sensorial, marcada para o período matutino – das 9h às 11h, na Praça Sensorial Vereador Bruno Hartmann, situada entre as ruas Moisés Furtado e Mário Lucena, anexa à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – rua Joaçaba, nº: 280, centro de Lages. Denominação da Praça Sensorial pela Lei Municipal nº: 4.773. A Praça é aberta a toda a comunidade.
O evento selará o encerramento do Abril Azul, Mês Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.
Às crianças, adolescentes e adultos, no sábado, serão distribuídas guloseimas adoradas pelas crianças – pipoca e algodão doce – além de balões coloridos. Os pequeninos poderão ter seus rostinhos animados com pintura facial. Os pais atípicos foram lembrados e irão participar de uma roda de conversa.
Como objetivo, oportunizar uma manhã de confraternização às crianças, com a oferta de atividades lúdicas para se conhecer e explorar os diversos brinquedos e equipamentos do Parque Sensorial e, entre aos pais atípicos, a troca de experiências.
O termo “crianças e pais atípicos” refere-se a pessoas com desenvolvimento diferente do esperado para a sua idade, e aos seus pais, que se dedicam a cuidar e educar estas crianças, muitas vezes enfrentando desafios adicionais. “Momentos de confraternização e que proporcionem a realização de atividades lúdicas e prazerosas são fundamentais para todas as crianças. Crianças felizes e satisfeitas, independentemente de sua condição, se tornam mais abertas aos processos de ensino e aprendizagem”, enfatiza o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.
A Praça Sensorial possui área total de 1.143,25 metros quadrados, um conjunto de itens para estimular o desenvolvimento e assegurar o divertimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos em seu parque. Os brinquedos são adaptados para as necessidades de Pessoas com Deficiência (PCDs) – escorregador, gira-gira e balanço para cadeirante, multiexercitador com seis funções, rotação vertical duplo, cavalgada tripla, alongador com três alturas, pressão de pernas triplo, parede de escalada, parede sensorial (texturas), pista de caminhada e placa orientativa.