A Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo estará com as portas fechadas ao público nesta quarta e quinta-feira (21 e 22 de maio) para realizar uma série de ações de organização interna. A pausa nas atividades inclui a reorganização das estantes, limpeza geral dos ambientes e, principalmente, o processo de catalogação de novos livros.
Com um acervo de aproximadamente 2.000 títulos já disponíveis, número que continua crescendo com os volumes que ainda aguardam catalogação, a biblioteca se destaca por oferecer obras das mais diversas áreas do conhecimento e da literatura, promovendo o acesso à informação e o desenvolvimento cultural da comunidade de Lages.
O local funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30min, e leva o nome de Carlos Dorval Macedo, em homenagem a um dos maiores incentivadores da construção da sede própria da biblioteca. Macedo, então presidente do Rotary Clube Lages Norte, foi uma figura chave na mobilização da comunidade e no diálogo com o poder público, desde a instalação provisória em uma casa de madeira no Parque Jonas Ramos, em 1967, até a inauguração oficial do prédio em 29 de outubro de 1975.
A denominação oficial “Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo” foi estabelecida por meio da Lei nº 052/2006, em reconhecimento ao seu empenho na concretização desse espaço que, até hoje, segue como um importante polo de conhecimento e cultura para a população lageana.
A equipe da biblioteca agradece a compreensão da comunidade e reforça que a reorganização é feita para oferecer um ambiente mais acolhedor e eficiente para todos os visitantes.