Professor de Lages é o único catarinense selecionado para curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

0
19

O professor Filipe Borges Barbosa, da rede municipal de Lages, foi o único catarinense selecionado para participar da Escola de Professores no CERN 2025, na Suíça. Ele terá a oportunidade de conhecer o Grande Colisor de Hádrons (LHC) e aprofundar seus conhecimentos no maior centro de pesquisa em física de partículas do mundo.

O evento ocorre por iniciativa do Setor de Educação do CERN, e até 2008 era dirigido apenas a professores portugueses. Filipe foi o único catarinense selecionado entre os 19 professores brasileiros que farão o curso.

A primeira parada de Filipe na Europa será no Laboratório Internacional de Partículas (LIP), em Lisboa (Portugal), dos dias 28 a 30 de agosto de 2025. Já na Suíça, nas dependências do CERN, o catarinense ficará em Genebra, de 31 de agosto a 6 de setembro, e Berna, capital da Suíça, no dia 7 de setembro.

Filipe Borges Barbosa tem 30 anos, é natural de Campo Belo do Sul e oriundo do ensino público. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e estudante do Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). É Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Também possui graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário Facvest (Unifacvest). Além de sua atuação como professor de matemática, no Sistema Municipal de Educação, Filipe leciona na rede estadual.

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Educação, está apoiando essa etapa tão importante da sua jornada.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here