Enxadrista da equipe Lages Xadrez Clube/FME, o Mestre Charles Gauche, estreou nesta segunda-feira, dia 18, no Campeonato Pan-Americano Sênior 2025. A competição, que envolve enxadristas de 09 países com faixa etária entre 51 e 65 anos acontece em João Pessoa/PB, numa promoção da FIDE – Federação Internacional de Xadrez e CBX – Confederação Brasileira de Xadrez.
Na partida de estréia, o Mestre Charles venceu, após 3 horas de partida, Julio Freitas, também do Brasil. Ao todo serão, até domingo, dia 24, 09 partidas com duração máxima de 04 horas. O Campeão Pan-Americano recebe o título de Mestre Internacional (Charles é Mestre da FIDE) e uma norma de Grande Mestre, além de vaga para o Mundial 2026 (com data e local ainda indefinidos).
Para Charles, que passou a representar Lages em 2025, será uma grande alegria ficar bem colocado no Pan-Americano e buscar uma vaga para o Mundial: “Será uma ótima maneira de eu devolver a Lages tudo que a cidade tem feito por mim”, destaca Charles, que auxiliou o então Técnico Marco Cordeiro na Etapa Estadual dos Joguinhos Abertos de SC, quando o Xadrez conseguiu o Troféu de 3º Lugar.
O Mestre Charles, além de Diogo, Alfeu, Gustavo, Fabio e Natan, formam a equipe lageana para o JASC 2025, que acontece em novembro, na cidade de Chapecó.
A equipe Lages Xadrez Clube/FME tem patrocínio da BERNECK e apoio da FME-Lages para as competições durante o ano.





