Inspiração e emoção marcaram a abertura do 18º Parajasc, realizado pela primeira vez na história em Lages

0
8

Lages respira esporte e mostra que não há limites quando se tem vontade, garra e determinação. Muitas emoções, exemplos de resiliência e inspirações marcaram a abertura da 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que aconteceu na noite desta quarta-feira (17 de setembro), no Centroserra Convention Center. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara de Lages e da Fesporte no Youtube e Facebook.

A cerimônia oficial, que teve a prefeita Carmen Zanotto e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, como anfitriões, contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, das delegações dos 74 municípios que participam das competições, autoridades locais e estaduais, lideranças e a comunidade esportiva que se preparou e esperou com expectativa por um dos momentos mais marcantes e históricos da cidade no âmbito esportivo. “Nestes dias, 74 municípios trazem suas experiências e lutas para o Parajasc. É nosso dever, enquanto poder público, investir recursos e melhorar os equipamentos esportivos e acessos, viabilizando a inclusão, destacando os atletas de alto rendimento e compreendendo suas dificuldades. Ainda temos a maioria das cidades que não consegue encaminhar seus atletas à competição. Precisamos dar condições para que todos consigam participar, e que nossa cidade seja cada vez mais inclusiva”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.

De 17 a 21 de setembro, pela primeira vez em sua história, Lages se transforma na capital catarinense da inclusão com a realização do Parajasc. E esta estreia no calendário estadual do paradesporto já é histórica, com record de atletas inscritos e municípios participantes. Cerca de 2.400 atletas se reúnem para competir em 14 modalidades: natação (que acontece em Blumenau), atletismo, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal, goalball, handebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.

Uma noite de celebração à diversidade e inclusão

A cerimônia de abertura foi marcada por depoimentos emocionantes, apresentações culturais que envolveram o público e rituais universais, presentes em grandes eventos esportivos. As delegações foram escoltadas pelos atletas que traziam nas mãos as bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina, da Fesporte e do Parajasc, e foram colocadas com muito respeito e orgulho no pavilhão oficial montado especialmente para este momento. Após a entrada, os nomes de todos os municípios participantes foram mencionados.

O Hino Nacional Brasileiro foi interpretado, ao som do piano e cavaquinho, pela aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lages (Apae), Giovana de Oliveira Carvalho, 20 anos de idade, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, nível 2 de suporte, acompanhada pelo músico-terapeuta Evandro Marcio Souza, também autista de nível 1. Alunos da Apae de Lages tiveram outro momento de apresentação cultural, que emocionaram a plateia presente, encerrando a cerimônia.

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here