Segunda edição do Concurso Soletrando conhece seus vencedores

0
1

A Secretaria Municipal da Educação realizou, na quarta-feira (24 de setembro), a etapa final da 2ª edição do Concurso Soletrando. Realizada no auditório do Bloco I da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a final reuniu estudantes, professores de Língua Portuguesa e direções das unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação.

A disputa ocorreu entre as turmas de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Foram 15 unidades de ensino inscritas, com cerca de dois mil estudantes envolvidos. O Concurso esteve dividido em três categorias: A primeira contemplou estudantes de 6º e 7º anos; a segunda, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e a terceira, Ensino Médio.

Na etapa final, 15 estudantes de cada categoria disputaram as três primeiras colocações, soletrando palavras de três contos previamente selecionados. Para a primeira categoria, o texto estudado foi “Baleia”, de Graciliano Ramos. Para a segunda categoria, o texto foi “O espelho”, de Machado de Assis. E, para o Ensino Médio, o texto também chamado “O espelho”, de João Guimarães Rosa.

O Concurso Soletrando visa incentivar a leitura, despertar o interesse pela Língua Portuguesa e enriquecer o vocabulário dos estudantes, bem como aprimorar a pronúncia e escrita das palavras.

A etapa final aconteceu no formato de cinco rodadas, disputadas por três estudantes, de maneira eliminatória, até que restassem os três vencedores: 1º, 2º e 3º lugares.

O Soletrando é muito mais do que uma competição. “É uma oportunidade de valorizarmos a leitura, a escrita e o conhecimento. Cada estudante que participa demonstra dedicação, esforço e coragem. Para nós, é motivo de orgulho ver nossos jovens se desafiando e mostrando o quanto a educação pode transformar vidas”, argumenta o secretário municipal da Educação, Professor Dr. Cristian de Oliveira.

Como organizadoras, o Concurso teve a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, professora Vanessa Goulart Branco, e a professora formadora de Língua Portuguesa, Laís Rodrigues Barros. Para a professora Vanessa, a final do Soletrando foi um dia de celebrar a Língua Portuguesa. “Por meio do Concurso Soletrando foi possível confirmar o compromisso das escolas, professores e estudantes com engajamento integral para a realização deste evento.”

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here