Lages participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

0
4

Força do processo democrático, representatividade plural, escuta ativa, proteção de direitos e medidas efetivas para mais respeito ao público feminino e à mudança de comportamento na sociedade. Com estas finalidades, a Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso do município de Lages está participando da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O evento está em andamento de 29 de setembro a 1º de outubro, esta quarta-feira, em Brasília, capital do país – no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Direto de Lages e da Serra Catarinense participam suas dez delegadas, das quais, quatro de Lages e seis das demais cidades da área inerente à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures): Bocaina do Sul, Correia Pinto, São José do Cerrito e Rio Rufino.

Em tempo: A Secretaria de Lages, de salvaguarda especial a meninas e mulheres do município, é pioneira e única em Santa Catarina.

A Conferência Nacional retorna após quase dez anos – a última edição havia ocorrido em 2016. As propostas deliberadas na Conferência Nacional irão compor as diretrizes de um novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em parceria com os entes federativos e a sociedade civil, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres reúne mais de três mil participantes de todas as regiões do Brasil (3.831 representantes credenciadas). As delegadas foram mobilizadas em etapas municipais, estaduais, regionais, distrital e livres, em um amplo processo de construção coletiva.

Ao longo dos três dias de evento, as participantes poderão acompanhar painéis temáticos, os Espaços de Diálogo e a Plenária Final com deliberação das propostas, além de atividades culturais (lançamento de livros e exposição de obras e artistas plásticas), Feira de Economia Solidária (Mostra de Economia Solidária e Criativa), Alameda “Mulheres na luta por democracia, igualdade e soberania”, Tenda Mulheres e Clima, com debates e ações direcionados à justiça climática e de gênero e roteiros do Outubro Rosa, campanha nacional desenvolvida para chamar a atenção à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Lages, ao lado de outras cidades brasileiras, terá programações especiais e iluminará, como tradicionalmente, seus principais pontos turísticos na cor rosa – águas do chafariz do lago central do Parque Jonas Ramos (Tanque); a Santa Cruz do Morro da Cruz, ao fim da Escadaria Frei Silvério Weber, e a Praça dos Bandeirantes, na avenida Marechal Floriano, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, para atrair o público ao assunto, por trabalho da Prefeitura de Lages. Nos 31 dias do mês, a cor predominante será a rosa, emblemática de atenção à pauta, ao estampar e iluminar prédios públicos, patrimônios e pontos turísticos Brasil afora.

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here