Lages: Dia Nacional e Mundial de Prevenção da Obesidade

0
6

No Dia Nacional e Mundial de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro, a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, atrai a atenção para a conscientização sobre os riscos e a adoção de hábitos saudáveis. A obesidade é um dos principais desafios de saúde pública da atualidade, exigindo ações de prevenção, educação e cuidado contínuo.

A obesidade pode acometer pessoas de todas as idades e está associada a diversos problemas graves de saúde, como, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, além de estigmas e preconceitos relacionados ao excesso de peso, que podem desencadear questões psicológicas, baixa autoestima, angústia e depressão.

Entre as ações desenvolvidas em Lages existem as praticadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE), com abordagem de temas inerentes à prevenção da obesidade infantil, como, alimentação saudável e prática de atividade física. Nos primeiros seis meses de 2025, o Programa atendeu 31 escolas, totalizando 6.233 alunos assistidos.

A prevenção da obesidade passa pela conscientização sobre a importância da atividade física regular. A Prefeitura de Lages mantém duas Academias da Saúde, localizadas nos bairros Guarujá e Santa Mônica, ambas com educador físico responsável por planejar, orientar e acompanhar a prática de atividades físicas e esportivas, visando a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população. “Ao longo das atividades desenvolvidas semanalmente, observamos melhorias significativas no controle de peso, na pressão arterial entre hipertensos e na glicemia de diabéticos. Há uma expressiva melhoria da saúde mental e da disposição para as atividades do dia a dia”, avalia o educador físico em Programa da Saúde, Bruno Dias Melo.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here