O público lageano lotou o Teatro Marajoara neste domingo (12 de outubro), feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, para acompanhar a semifinal regional do Festival Santa Catarina Canta, evento de comemoração do talento musical e diversidade cultural do Estado. As audições iniciaram no início da noite e reuniram intérpretes de diferentes cidades, seguidas pela apresentação especial da Camerata Florianópolis, que encantou a plateia com o espetáculo “Som Brasil”.
Na categoria Infantojuvenil, a vencedora foi Sarah Alexandre, enquanto na categoria Geral os classificados foram Kauã Fonseca e Camila Alexandre (Lages), que agora irão para a última fase do Festival.
A banca técnica avaliou os participantes com base em critérios, como, afinação, dicção, rítmica, técnica vocal, originalidade e presença de palco. Os classificados garantiram vaga na final estadual, que será realizada no dia 9 de novembro, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Cada finalista receberá ajuda de custo de R$ 2 mil para participar da etapa decisiva, que contará com show da Camerata Florianópolis e do cantor Daniel.
Os vencedores de cada categoria na grande final receberão R$ 20 mil em premiação e terão participação assegurada na temporada 2025/2026 da Camerata Florianópolis, ampliando ainda mais sua visibilidade no cenário musical catarinense.
O Festival Santa Catarina Canta é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção da Camerata Florianópolis e apoio da Fundação Cultural de Lages (FCL). O projeto tem como objetivos valorizar os talentos locais e celebrar a riqueza da música brasileira em todas as regiões do Estado.