Cerca de seis mil pessoas passaram pelo Centro e foram ao encontro da magia do espetáculo Especial Disney da Camerata Florianópolis, em apresentação inédita em Lages no quarto dia de programação artística e cultural do Natal FelizCidade. Em uma noite memorável que ficará na lembrança dos lageanos, o espetáculo tomou conta do Calçadão da Praça João Costa nesta quinta-feira (18 de dezembro), reunindo repertório clássico, performances cênicas e arranjos que transportaram o público para o universo encantado da Disney.
Criado em 2019, o concerto foi apresentado pela primeira vez em Lages nesta quinta-feira, levando o público para um mundo de fantasia, relembrando personagens clássicos, trilhas sonoras marcantes e toda a atmosfera que remete à infância e ao encanto dos Estúdios Disney. Com produção executiva de Maria Elita Pereira, o concerto é uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lages e do Clube NSC.
Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, a orquestra se apresentou ao lado dos cantores Amandah Amâncio, Cadu Duarte, Joana Castanheira, Carla Domingues, Nick Scalzo e Helena Fabri. A narração ficou por conta da contadora de histórias, atriz e escritora Lieza Neves e o concerto também contou com arranjos do compositor e pianista Alberto Heller e figurinos assinados por José Alfredo Beirão. Com príncipes e princesas caracterizados, iluminação especial, painel de LED com imagens temáticas e a presença da fada má Malévola, que surgiu de forma leve e divertida para arrancar risadas de todo o público, o espetáculo levou a magia Disney ao palco Noel e aos corações do público.
Emocionada, a prefeita Carmen Zanotto falou do significado que apresentações como esta têm para a população, principalmente nesta época do ano. “Este tempo de Natal traz um convite à renovação da esperança, à união e à sensibilidade no coração de cada um. O espetáculo da Camerata Florianópolis trouxe exatamente isso e muito mais para todos os lageanos. Nesta noite vimos que a música tem o poder de acolher, de conectar as pessoas e de criar elos. Tenho plena certeza de que o público presente aqui hoje para prestigiar essa belíssima apresentação voltará para suas casas com o coração mais leve, a alma renovada e com a convicção de que a arte também é um gesto de cuidado e de partilha”, diz a prefeita.
Inspirado no legado musical da Disney, o concerto surgiu do reconhecimento de que, desde o filme Branca de Neve, de 1937, as produções do estúdio acumulam trilhas sonoras que atravessam gerações. “Os filmes e desenhos da Disney possuem um acervo incomparável de obras musicais maravilhosas que mexem com a imaginação das pessoas. Foi isso que nos motivou a criar esse espetáculo”, explica a produtora executiva, Maria Elita Pereira.
No repertório, as canções animaram e emocionaram o público, entre elas: Hakuna Matata, de O Rei Leão; Vejo Enfim a Luz Brilhar, de Enrolados; Sentimentos São, de A Bela e a Fera; Um Mundo Ideal, de Aladdin; Não Falamos do Bruno, de Encanto; e o momento mais aguardado da noite foi a interpretação da música “Let it Go” (Livre Estou), do filme Frozen, que levou o público, principalmente as crianças, ao delírio. “Quando as crianças olham para o telão e percebem que a Elza vai entrar, a euforia toma conta e todos cantam junto. É um momento muito emocionante”, diz a produtora.
O espetáculo contou com 32 artistas no palco, com orquestra formada por violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, além de banda base, cantores e narradora. Para Maria Elita, a estrutura do concerto, por si só, já evoca o clima natalino. “Nosso espetáculo é cheio de boas mensagens, encanto e magia, nos aproximando facilmente ao clima de Natal e levar a música da Camerata Florianópolis para o Natal FelizCidade é poder compartilhar um momento de encontro, celebração e afeto com o público lageano”, declara.
Uma noite que ficará para sempre na memória
Com música, nostalgia e encantamento, o Especial Disney consagrou-se como uma das apresentações mais marcantes da programação do Natal FelizCidade 2025, deixando lembranças afetivas e emocionando crianças e adultos sob as luzes natalinas no Centro de Lages.
Além disso, conforme explica Maria Elita, o Especial Disney é uma porta de entrada muito potente para a música erudita (música clássica) sendo, muitas vezes, o primeiro contato do público com a Camerata Florianópolis e com este gênero musical. “O Especial Disney parte de um repertório afetivo da memória das pessoas, especialmente das crianças e das famílias. A partir dessas histórias e canções conhecidas, o público passa a vivenciar a sonoridade de uma orquestra, os arranjos, a dinâmica dos instrumentos e a experiência do concerto em si. Isso cria vínculo, curiosidade e encantamento na plateia”, explica.
Prova disso é o relato de encantamento de Nelson Rodrigues Junior, empresário de 44 anos, morador do bairro Petrópolis, que levou as filhas gêmeas, Laura e Lívia, de apenas oito anos, para viver a magia que elas tanto esperavam. “Assim que soubemos que teria esse espetáculo viemos sem pensar duas vezes e valeu cada minuto. É emocionante ver Lages ter momentos assim novamente. O Natal tem essa magia que ilumina as crianças e ver minhas filhas encantadas, cantando as músicas dos filmes que tanto gostam é algo que emociona e não tem preço. As luzes, a decoração, tudo está ainda mais bonito que nos outros anos. É um espetáculo que marca e que a gente não esquece”, diz ele.
Este foi o mesmo sentimento do casal Viviane (55) e Ademir Ribeiro Krebs Gonsalves (57), que ao lado da filha Laura (21), vivenciou a emoção de cada música interpretada pelos artistas. Moradores do bairro Copacabana, eles fizeram do espetáculo uma viagem afetiva à infância. “A decoração deste ano está belíssima. Há muito tempo Lages não recebia um Natal tão caprichado e cheio de luzes. A prefeitura foi muito feliz, trouxe alegria para a cidade, e o espetáculo de hoje foi simplesmente lindo. Ver tantas famílias reunidas e tantas crianças encantadas, é muito emocionante”, relata Viviane.
Para a família, o impacto cultural que o Natal FelizCidade traz é um espetáculo à parte. “A cultura é essencial. Eventos assim promovem conhecimento, alegria e acesso. Ver um concerto dessa qualidade no coração da cidade, gratuitamente, é muito significativo. Que venham outros, cada vez mais”, enfatiza Viviane.
Sobre a Camerata Florianópolis
Ao longo de três décadas, a Camerata realizou cerca de 1.500 apresentações, gravou seis DVDs e 12 CDs, visitou cerca de 60% dos 295 municípios catarinenses, fez uma grande turnê nacional em 2006, outras diversas apresentações em cidades de todo o país e duas turnês na Europa (em 2005 na Alemanha, França e Espanha, e em 2008 na Itália). O maior público da Camerata (cerca de 100 mil pessoas) foi no Rock In Rio 2015, quando tocou ao lado do guitarrista, compositor e produtor musical estadunidense Steve Vai. Em Florianópolis, são inúmeros os concertos para plateias que ultrapassam 30 mil espectadores, especialmente na Avenida Beira-Mar Norte.
Fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata possui um vasto repertório na música erudita contemporânea. Mesclou o erudito com o popular e consolidou vários espetáculos que passam por diferentes gêneros, como rock, pop, reggae, jazz, MPB, sertanejo, samba, eletrônica, entre outros. A orquestra também firmou parcerias e se apresentou junto com artistas como Lenine, Paulinho Moska, Zeca Baleiro, Toquinho, Mart’nália, Daniel e Daniela Mercury, entre outros artistas nacionais.
Em três décadas, a Camerata sempre teve sua presença marcada na agenda cultural do Estado. E em 2023, não foi diferente. A orquestra se uniu com a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, para apresentar uma performance inesquecível numa versão moderna de “Cinderella”. Além disso, um dos espetáculos de maior sucesso da orquestra, o Rock’n Camerata, foi uma das atrações na comemoração do aniversário de quatro anos do Floripa Airport. E em dezembro ela foi convidada a participar do programa especial de 50 anos do Esporte Espetacular, na TV Globo.





