Salto Caveiras passa a contar com câmeras de segurança em áreas estratégicas

0
4

O Salto Caveiras, conhecido por sua beleza natural e importante ponto turístico de Lages e da Serra Catarinense, passou a contar com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos. A iniciativa da Prefeitura de Lages, por intermédio da Diretoria Municipal de Segurança, vinculada à Secretaria da Administração, com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), tem como objetivo ampliar a segurança de moradores e visitantes.

A ação constitui um conjunto mais vasto de medidas direcionadas à valorização turística e ao desenvolvimento sustentável da região, com enfoque na qualificação do Salto Caveiras como espaço de lazer, contemplação e atividades ao ar livre.

A secretária do Turismo de Lages, Ana Vieira, reitera a importância do investimento para o turismo e à preservação do local. “A iniciativa contribui para a preservação do espaço, à prevenção de atos de vandalismo e ao aumento da sensação de segurança, fortalecendo o turismo e garantindo um ambiente mais seguro para lazer, contemplação e atividades ao ar livre. Esta ação faz parte do Projeto Parque do Salto Caveiras, sob a coordenação da Secretaria do Turismo, e integra o Pacto pela Aceleração do Território”, explica.

O diretor municipal de Segurança, Jefferson Dias, destaca a parceria com a Polícia Militar de Lages e o direcionamento da gestão municipal para expandir a segurança em áreas estratégicas de Lages. “Esta é uma parceria entre a Diretoria Municipal de Segurança e a Polícia Militar. São 12 equipamentos do tipo speed dome, com alcance de até 32 vezes e giro de 360º, além de quatro câmeras fixas do tipo bullet, todas com inteligência artificial. Duas speed dome foram instaladas na região do Salto Caveiras – uma na entrada pela BR-282 e outra na cabeceira da ponte. Este investimento segue a orientação da prefeita Carmen Zanotto de ampliar a segurança, especialmente em pontos turísticos e áreas de grande circulação.”

Além do Salto Caveiras, parte das câmeras fixas foi instalada no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, estendendo o sistema de videomonitoramento urbano e contribuindo para uma cidade mais segura e preparada para receber moradores e visitantes.

O recurso financeiro público das câmeras é proveniente do Governo do Estado, através de emenda parlamentar no valor de R$ 220 mil, direcionada pelo deputado estadual, Marcius Machado.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here