A próxima sexta-feira (20 de fevereiro) será cheia de alegria e educação ambiental no Parque Joanas Ramos (Tanque) para celebrar os 23 anos de atuação da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa). A ação está prevista para acontecer a partir das 14h, estendendo-se até às 17h.
O ponto alto da programação será a apresentação oficial da nova mascote da autarquia, o Semasito, um simpático guaxinim especialista em manter tudo limpo e organizado e que passa a representar as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Semasa, especialmente dentro do programa Recicla + Lages. A mascote foi escolhida em votação pelos estudantes dos sistemas Municipal e Estadual de educação e a rede privada de ensino, em votação que ocorreu no final do ano passado.
A mascote conta com acessórios que evidenciam os quatro pilares do saneamento básico, sendo: bota, chapéu, cinto e capa de chuva. Além disso, o Semasito usa um colar com uma pinha de araucária, símbolo de Lages e da região serrana, destacando a identidade local.
A bota representa os canos da rede coletora de esgoto; o chapéu simboliza a coleta e distribuição de água tratada; o cinto representa a coleta e destinação adequada dos resíduos recicláveis e a capa de chuva simboliza a drenagem urbana.
Para a diretora-presidente da autarquia, Paula Cristina Granzzoto, o aniversário de 23 anos é também uma oportunidade de fortalecer o vínculo com a população. “Vamos celebrar a trajetória da Semasa e ampliar o diálogo com a comunidade, principalmente com as crianças. Ao levar atividades lúdicas ao Tanque, falaremos sobre saneamento, abastecimento de água e preservação ambiental de forma acessível e próxima da realidade delas”, destaca.
Sobre a Semasa
Implantada em 2003, a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento de Lages é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água ao município e a gestão do sistema de saneamento. Além disso, hoje a Semasa comanda o “Recicla + Lages”, programa focado na coleta seletiva e educação ambiental, recolhendo materiais recicláveis em diversos bairros e colaborando com as cooperativas da cidade.
Com o foco na expansão da coleta seletiva, há ainda a parceria com a Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc), com a disponibilização de 15 extensionistas para atuar nas ações de educação ambiental do Recicla + Lages. Uma parceria com o Rotary Club de Lages também foi firmada, colaborando com o fornecimento de sete bicicletas e três triciclos para reforçar o trabalho de coleta em diversos pontos da cidade, totalizando dez novos veículos para expandir o alcance e a efetividade do Programa. Além disso, para a gestão de Lixo Volumoso um ponto de coleta para móveis e inservíveis foi disponibilizado, de forma experimental, no estacionamento do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera.

.jpg)



