A Prefeitura de Lages promove nesta quinta-feira (19 de fevereiro), a partir das 19h, mais uma edição do projeto “Vozes Silenciosas”, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. A ação integra a política permanente de enfrentamento à violência contra a mulher e intensifica o compromisso do poder público com a prevenção, o acolhimento e a promoção de direitos.
Executado por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa de Lages, o projeto retoma suas atividades em 2026 consolidado como uma importante ferramenta de escuta qualificada e apoio às mulheres e às mães de vítimas de violência doméstica.
Nesta edição, a palestra será ministrada pelo psicólogo policial da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Sergio Pinho Aspar, que abordará aspectos psicológicos e institucionais relacionados à violência, além de orientar sobre os mecanismos de proteção disponíveis.
A secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, destaca que o encontro será um momento de acolhimento e fortalecimento da rede de apoio. “O ‘Vozes Silenciosas’ foi criado para oferecer suporte especializado a partir de uma abordagem multidisciplinar. Seguimos a diretriz da prefeita Carmen Zanotto de ampliar a rede de apoio psicológico, a escuta ativa e as ações de conscientização, contribuindo de forma efetiva para a redução da violência contra a mulher”, afirma.
Para a diretora de Articulações de Políticas Públicas e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Marina Liz, o projeto representa um espaço de transformação social. “É um ambiente seguro para reconstrução de histórias, fortalecimento emocional e promoção de uma vida mais consciente e protegida para as mulheres”, ressalta.
A participação é gratuita e aberta à comunidade.
Canais de denúncia e atendimento
Em casos de violência ou violação de direitos, a população pode acionar a Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180, a Polícia Militar pelo 190 ou o plantão da Secretaria pelo (49) 98402-9413. Em horário comercial, o atendimento ocorre pelo telefone (49) 3019-7454. Também está disponível o Disque 100, canal da Assistência Social do Governo Federal.

.jpg)



