Início Site

Crônica: Então eu sentei e chorei

0

Parece cena de filme, mas não é. É a vida real. Há mais de um ano, decidi aceitar o desafio de correr na rua e me apaixonei. Mal sabia eu que o destino diria: “Hei, pera aí, vai não”, ou melhor, que os meus joelhos iriam reclamar.

Comecei a sentir dores, mas acreditei que o desconforto para quem corre era normal, até que, depois dos treinos, os joelhos inchavam a ponto de eu quase não conseguir dobrá-los. Fazer exercícios básicos do dia a dia, como subir escada ou levantar da cadeira, tornou-se quase impossível.

Procurei o médico Dr. Volnei Correia, lá da CliniTrauma. Me indicaram por ser o melhor, e é. Fiz raio-X, ressonância magnética, e o diagnóstico veio: artrose grau 1, condropatia patelofemoral e, de bônus, um cisto de Baker de 8 cm no joelho esquerdo. O Dr. Volnei, muito atencioso, disse que não preciso parar de correr, mas que será em menor volume e minha evolução será bem mais lenta ou seja, quase nada. Passei do pace 8 para o pace 10.

Na verdade, eu corria para cansar o corpo e descansar a mente. Gosto do que a corrida faz comigo, e terei que me adaptar. Tenho alternativas como o ciclismo e a natação, o objetivo é não parar completamente, só irei diminuir o ritmo e praticamente caminhar, trotando 1 km e caminhando 4 km.

Confesso que estou arrasada. Depois desse diagnóstico, calcei meu tênis e fui para o asfalto. Andei no pace 10 por 5 km e, na volta, sentei e chorei. Sim, chorei. Chorei porque fiquei frustrada, chorei porque me senti incapaz. Foi aí que entendi que corrida me mostrou que posso ser forte, mas também me ensinou que a verdadeira força não está em nunca cair, mas em ter a coragem de amarrar o tênis de novo no dia seguinte.

Depois de chorar, entendi que diminuir o pace para 10, trocar o trote pela caminhada firme ou alternar com a bike e a natação não é o fim da linha. É apenas a curva onde uma atleta madura e resiliente aprende a respeitar o próprio corpo sem nunca perder a alma de corredora. As lágrimas lavam a frustração, mas o coração continua batendo no compasso da superação. Então eu levantei, sacodi a poeira e lembrei, o pace pode até mudar, mas a minha vontade de ir longe continua exatamente a mesma, e a minha melhor crônica, com certeza, ainda está sendo escrita no asfalto.

Fim de terça e quarta-feira com temporais e chuva volumosa em SC

Terça-feira (03/11):
Tempo: sol e calor em SC. Entre a tarde e noite, aumento de nuvens e temporais isolados (Aviso), associados a chuva intensa, raios, vento forte e granizo, especialmente no Meio-Oeste aos Planaltos, parte do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, e o Litoral Norte. Não se descarta a possibilidade de tempestade severa de forma isolada.
Temperatura: elevada, com máximas de 26°C a 32°C e ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste no interior e sul a sudeste no litoral fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: baixa pressão influenciando SC.

Quarta-feira (04/11):
Tempo: aumento da instabilidade com condições de temporais e tempestade severa isolada (Aviso) a partir da madrugada no oeste e sul do estado, atingindo as demais regiões de forma menos intensa no decorrer do dia, com chuva volumosa e pontais elevados na maioria das regiões de SC.
Temperatura: máximas de 20°C a 25°C, mais alta no oeste do estado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: frente fria em formação próximo do litoral de SC.

Quinta-feira (05/11):
Tempo: madrugada com instabilidade e chuva isolada do oeste ao norte do estado, divisa com o PR. No decorrer do dia, a frente fria se afasta e o tempo melhora com o retorno do sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: elevada, com máximas de 24°C a 29°C, diminuindo à noite.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Sexta-feira (06/11):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No oeste do estado, pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde.
Temperatura: elevada, com máximas de 23°C a 28°C, mais alta no oeste, chegando a 33°C no Extremo Oeste.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sábado (07/11):
Tempo: instável com chuva e temporais isolados em SC, especialmente na madrugada e manhã, devido a formação de uma nova frente fria no litoral Sul do Brasil.
Temperatura: máximas de 22°C a 25°C, em declínio no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas de 50 a 70km/h no Litoral.

ConstruNEA 2026 terá Feirão do Imóvel e oportunidades de negócios para empresas e consumidores

Faltam duas semanas para a segunda edição do ConstruNEA, feira que reunirá empresas, profissionais e consumidores em torno de oportunidades de negócios na construção civil. O evento será realizado dias 12 e13 de novembro, das 14h às 22h, no Centroserra Convention Center, em Lages, com entrada e estacionamento gratuitos.

Com os últimos estandes disponíveis para comercialização, o ConstruNEA busca ampliar a participação de empresas interessadas em apresentar seus produtos e serviços, fortalecer suas marcas e estabelecer contato direto com potenciais clientes. Construtoras, imobiliárias, fornecedores de materiais de construção, indústrias e empresas de engenharia e arquitetura terão espaço para divulgar soluções, apresentar lançamentos e ampliar oportunidades comerciais.

A feira também é voltada ao público que planeja construir, reformar, comprar um imóvel ou conhecer novidades do setor. A presença de empresas de materiais de construção, construtoras e empreendimentos imobiliários permitirá aos visitantes conhecer produtos, comparar alternativas e consultar condições comerciais oferecidas durante o evento.

Um dos destaques será o Feirão do Imóvel, que reunirá oportunidades para quem deseja adquirir um imóvel ou investir no mercado imobiliário. A iniciativa pretende aproximar empresas e consumidores, facilitando o acesso a lançamentos de empreendimentos e criando um ambiente favorável à negociação de imóveis, materiais e serviços para diferentes etapas da obra.

Para os expositores, a participação representa uma oportunidade de ampliar a visibilidade da marca e estabelecer conexões com engenheiros, arquitetos, construtores, fornecedores, industriais, pesquisadores e investidores de Santa Catarina e de estados vizinhos. A estrutura prevê 70 estandes, com dimensões de 3 x 3 metros na parte interna, e de 8 x 8 metros na parte externa.

Além da exposição de produtos e serviços, a programação contará com pitches de negócios, palestras, mostra científica, mesas-redondas, cursos e food trucks. As atividades buscam integrar relacionamento empresarial, qualificação profissional e visitação do público.

O ConstruNEA será realizado em conjunto com a quarta edição do Encontro Regional da Madeira (EREMEM), ampliando a integração entre construção civil, engenharia, arquitetura, indústria madeireira e pesquisa. A proposta é reunir diferentes elos da cadeia produtiva, da indústria e do desenvolvimento de projetos à formação profissional, ao investimento e ao consumidor final.

Promovido pelo Núcleo de Engenheiros e Arquitetos (NEA) da Associação Empresarial de Lages (ACIL), em parceria com o Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (IBRAMEM) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), o evento conta com o respaldo institucional de entidades como FIESC, CAU, AGEFLOR, CREA/SC e a MUTUA.

Com a proximidade da feira, empresas interessadas em expor seus produtos e serviços podem consultar a organização sobre a disponibilidade de estandes e as condições de participação. Para os consumidores, o evento será uma oportunidade de conhecer fornecedores, pesquisar materiais, descobrir empreendimentos e buscar soluções para construir, reformar ou investir.

Mais informações através do site construnea.com.br.