Fui questionada por leitores e amigos, porque não coloquei no blog notícias sobre a ocorrência da Gaeco, no envolvimento de secretários e o prefeito de Lages, no caso da Semasa.
É lógico que não podemos ignorar o que está acontecendo na cidade. Mas, prefiro deixar para a justiça dizer se existem culpados ou não, abrir jornais e blogs, inclusive de outras cidades e ler pessoas falando mal da nossa cidade me entristece, então resolvi fazer o reverso, quero que ao ler esse texto você entenda que, não existe cidade perfeita, mas podemos enxergar as coisas com outros olhos.
Vamos falar bem de Lages
Vamos começar a apontar coisas boas também? Para ter uma ideia, tivemos 962 pousos e decolagens no aeroporto de Lages no ano passado, incluindo turistas e empresários que vieram conhecer nossa terra para investimentos.
Entramos esse ano no ranking das Melhores Cidades para se Fazer Negócios da Urban Systems e Revista Exame, que é calculado através da metodologia de análise e estatística chamada de Índice de Qualidade Mercadológica.
Lages também apresentou uma evolução nos índices socioeconômicos nos últimos anos, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o PIB da cidade em 5,6 bilhões de reais. O PIB per capita teve um crescimento considerável, em 2020, última atualização do IBGE, o PIB per capita era de R$ 37.369,21, comparando com 2010 o PIB per capita foi de R$ 17 mil. Um crescimento de 119,8% neste período.
Temos uma das maiores e melhores festas do Brasil, a “Festa do Pinhão” que gera lucro em torno de 60 milhões para o comércio, restaurantes, pousadas e afins na região serrana. Acredito fielmente que ela irá acontecer este ano.
Empregos
Quero destacar aqui o “empregômetro”, painel que mostra em tempo real o número de contratações realizadas por meio do Banco do Emprego, atingiu a expressiva marca de 1.512 pessoas empregadas em 2022. O número representa crescimento de 13,86% em relação ao ano anterior de 2021, fora as empresas que se instalaram na cidade, as obras feitas e as que estão em andamento.
Estamos no mesmo voo
Não estou aqui para defender pessoas e políticos, estou aqui para mostrar que nossa cidade está em constante evolução e muitas dessas evoluções dependem de cada um de nós, e temos a escolha de enxergar o copo meio vazio ou meio cheio. Ou ainda entender que independente do piloto que comanda essa aeronave, temos que torcer para que ela tenha um bom voo e uma aterrissagem em segurança, afinal estamos no mesmo voo.
Portanto, NÃO DESISTAM DE LAGES, aprendam a amar a cidade onde vocês vivem, se pergunte “Como você pode contribuir para ajudar sua cidade? ”, e principalmente tenha o amadurecimento de quando não tiver nada de bom a acrescentar se recolha, garanto que você irá me agradecer.
#VamosFalarBemDeLages #BlogCrisMenegon
Boa tarde dona Cris: sou Héctor o vendedor de morangos da sinaleira da Nereu Ramos com Belisario R. Discordo pontualmente de alguns indicadores marcados por vc. Como pós-graduado em Merchandising e Admon de Empresas pela Universidade Lá Salle Cancún, México, de onde sou originário, sei sem temor a errar que esses dados lí apontados não correspondem a realidade da nossa nobre cidade, Deus de Testemunha, sem isso significar que concordo com que se fale enganhadamente dela. Totalmente católico com 3 Consagracôes, já fui espancado por uma Dutra CTG de dança gaúcha na titularidade de um tal Prof. Guilherme e seu representante perante a diretoria local do Clube onde eu fui cuidador por quasse um ano, um tal Sgto Macedo há 4 anos atrás ; fui maltratado pelo senhor pároco atual da Catedral qdo estava ele no Santuário da São Judas, com queixa registrada no Tribunal Eclesiástico de SC; discriminado para participar nos editais procurando melhores fontes de trabalho que não d renda , nesses editais de lavores novas , constantemente, onde estando desde há quasse 3 anos no Processo de REFUGIADO da PF, optaram sempre por me relegar, sem esquecer, agradecido, a oportunidade do Gte do Strike Boliche por 3 anos e meio, cómo free lance sexta feira e sábados de garçom lí; segregado pelos grupos católicos da sociedade , na Catedral cómo leitor de missas, ou do Churrasco do Terço dos homens da São Judas por minhas ideias antibolsonaro e antilula. Por mim, colocaram a valha metálica no Rio Carahá frente da Acil no sentido centro, aprimorarem o corte de grama nesse Rio mesmo desde há quasse 5 anos em que fui increpado por cortar eu na sinaleira da Sempre Verde o mato no jardim Central, coisa registrada nas redes sociais pelos cidadãos que lí passavam sem eu saber ou pedir, e sou voz dos trabalhadores de rua, ou da reciclagem contra os esmoleiros procurando sempre enaltecer o trabalho alheio ainda de pessoas da sucata, moradores de rua ou do Centro Pop com a gratuidade de $ para eles a estimulalos mais. Minhas obras falam por mim mesmo. E tem muito mais a fazer, cómo os 2 anos no voluntariado do Seara do Bem até a pandemia. . Desacredito plenamente da imprensa local, a qual eu pedia sempre uma entrevista via a escritora Carla Reche, NSC, ou O Momento, os únicos interessados mas sem nada a concretizar. Lages é mais que estatísticas fúteis e sem respaldo, e a imprensa aquim, o sustento com a leitura no dia a dia da Nossa Bíblia Católica, morreu qdo seu Maneca da SBT saiu dali, o único homem que me abriu 2 vezes as portas pra me expressar desde seus microfones propondo ideias e agradecendo no 2018 e 2019 a oportunidade apostólica e social das lageanas e lageanos. Quando quiser debater tô a seu generoso dispôr. Deus lhe continue a abençoar. Muito Obgdo.
E isso aí ,falar das coisas boas q tem em Lages ,das indústrias ,d como a cidade está crescendo ,e uma ótima cidade ,eu fico muito brava qdo entro nas redes sociais e vejo as pessoas falando q aqui n tem isso aquilo ,n tem emprego ,tem sim ,basta querer trab e estar qualificado ,eu amo Lages , e sempre vou la defendo pq pra falar mau ,já tem muita gente falando .
Tem pessoas q n merecem estar aqui ,pessoas q vem d outras cidades e ficam falando do frio ,mas será q qdo resolveram vir pra cá n sabia q e frio ?
Tem gente d tudo tipo ,q gostam daqui ,ou q n gostam .
Essa historinha de basta querer trabalhar é a maior furada. O comércio paga mal e alguns empregadores não querem nem dar o vale transporte do trabalhador. É um absurdo. Se ficarmos somente elogiando Lages e não apontarmos o que precisa ser melhorado, estaremos fazendo exatamente o que os ricos da cidade querem. Querem que o trabalhador se conforme e aceite empregos medíocres como se fosse um favor. Trabalhador qualificado vai embora, porque aqui não valorizam.
Moro em capão alto mas estou diariamente em lages,gosto da cidade pois posso afirmar que Aki na serra temos a melhor qualidade de vida do Brasil,voltei pra SC em 2017 depois de 25 anos fora onde morava no estado de MS e afirmo com toda a certeza do mundo que Aki a vida é mais vivida. Temos água mais pura,ar mais puro,e sem contar com inúmeros lugares a se fazer um passeio sem gastar com entrada ou algo do tipo. porém oq me desanima Aki na região é a quantidade de gente caloteira eu me assustei quando me mudei pra cá,oq eu e minha família tomamos de calote quando chegamos foi de desanimar qualquer um,mas agora não caímos mais na lábia dos pilantras. Mas isso não é generalizar claro q não os justos não podem pagar pelos pilantras. Lages é muito boa basta ter políticos honestos que não querem se pendurar na teta.