Ciclone atípico traz instabilidade e novos temporais em SC

0
24

Um ciclone atípico, formado entre os territórios da Argentina e do Paraguai, se desloca de forma incomum e com potencial de causar tempestades severas. A previsão é de que o fenômeno, aliado a uma frente fria, contribua para a formação de outro ciclone no final de semana que trará chuvas para Santa Catarina.

Desde sexta-feira (13), um processo de ciclogênese teve início entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, resultando em uma nova frente fria. O fenômeno deve provocar instabilidade no tempo em grande parte de Santa Catarina, ao longo do sábado (14) e do domingo (15).

No sábado (14), o ciclone atípico trará chuvas intensas e tempestades isoladas. Há perigo potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e interrupções no fornecimento de energia elétrica em algumas regiões.

As previsões indicam rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no Meio-Oeste e no Planalto Sul. No litoral, há previsão de ondas de até 3 metros, representando risco moderado a alto para atividades marítimas.

No domingo (15), o ciclone deverá alterar sua trajetória e retornar ao continente na altura da Argentina. A nova ciclogênese esperada na Região Sul fará com que o segundo ciclone leve instabilidade para o Sudeste e o Centro-Oeste. Em Santa Catarina, as temperaturas podem ultrapassar os 30°C, com chances de temporais isolados.

Na segunda-feira (16), o deslocamento de umidade continuará trazendo nuvens e chuvas ocasionais ao Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. A partir de terça-feira (17), a chegada de uma massa de ar seco promete tempo firme e ensolarado em todo o estado.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here