Durante a reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o presidente da ACIL, Antonio Wiggers, entregou à prefeita Carmen Zanotto um levatamento e identificação de pontos críticos para a pavimentação de pontos críticos das estradas rurais do município. O documento, embasado em dados econômicos, também foi entregue ao presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages (Sindimadeira), Paulo Cesar da Costa, e ao presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona.
A proposta destaca a importância da infraestrutura viária para o escoamento da produção agropecuária, a mobilidade das comunidades rurais e o fortalecimento do turismo local. Segundo o levantamento da ACIL, trechos com alta declividade e falta de pavimentação representam desafios significativos para o setor produtivo, impactando a competitividade e a qualidade de vida da população.
O estudo apresenta exemplos concretos de desenvolvimento impulsionado por investimentos em infraestrutura. Um dos casos citados é o asfaltamento da SC-390, que resultou no crescimento da produção agrícola, na instalação de novas empresas e no aumento do faturamento regional. De acordo com a projeção da ACIL, a pavimentação de 40 km de pontos críticos das estradas rurais nos próximos quatro anos pode dobrar os valores de produção em 10 anos.
A iniciativa conta com o apoio de diversas entidades, como Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), a Secretaria Municipal da Agricultura, a coordenadoria Regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Lages, a Klabin e a Geo Florestal, que contribuíram com dados técnicos e mapeamento das áreas prioritárias para investimento. O estudo agora aguarda a análise do poder público para a viabilização do projeto, que representa um passo fundamental para garantir segurança, eficiência no transporte e desenvolvimento sustentável para a região.