A Serra Catarinense teve uma participação inédita e de grande destaque no Festival de Turismo (Festures), que acontece em Gramado (RS). O evento aberto na quinta-feira (6) e encerrando neste sábado, 8, é considerado um dos mais importantes do setor no país. Nestes dias, reuniu destinos turísticos nacionais e internacionais. Santa Catarina se fez presente por meio da Festur, com forte representação da região serrana.
Vale registrar, que pela primeira vez, a Serra Catarinense participou da feira com estande próprio, reunindo os 18 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra). A ação teve como foco divulgar as potencialidades turísticas regionais, desde os atrativos naturais e culturais até os roteiros de aventura, gastronomia e enoturismo.
Representando o Conserra, estiveram presentes o presidente Valdir Della Giustina, a diretora de Eventos, Gisele Machado da Silva e o diretor de Infraestrutura e Roteirização, Bruno Santos da Silva Pela Amures. O diretor executivo da Amures, Walter Manfroi, liderou e acompanhou a comitiva, que contou com diversos secretários municipais de Turismo, a exemplo de Ana Vieira, de Lages, e Sandra Padilha, de Bom Jardim da Serra.
Lançamento da Rota de Cicloturismo
Um dos momentos de maior destaque da participação serrana ocorreu na sexta-feira (7), com o lançamento oficial da Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense. O percurso contempla 600 quilômetros de extensão, passando por vários municípios da região, O percurso foi elaborado ao longo dos últimos dois anos com o envolvimento da Amures, Sebrae e Conserra, fortalecendo a implantação do projeto.
Segundo o presidente do Conserra, Valdir Della Giustina, A presença da Serra na Festures reforça o avanço do turismo regional e a integração entre os municípios, consolidando a imagem da região como um dos destinos mais promissores do Sul do Brasil. Com natureza exuberante, cultura rica e infraestrutura turística em expansão, a Serra Catarinense mostrou em Gramado que está pronta para se firmar no mapa nacional e internacional do turismo sustentável e de experiência.







