Três ciclones extratropicais vão atingir o Brasil até o fim de novembro e as temperaturas irão cair no sul

0
3

A previsão da Meteored alerta que os três ciclones extratropicais previstos até o fim de novembro devem manter o tempo instável e trazer novas ondas de frio, rompendo o padrão de calor que marcou o início do mês.

Uma nova frente fria intensa deve avançar pelo Brasil no domingo (16). Este novo sistema irá causar tempestades com granizo, volumes elevados de chuva e temperaturas próximas de zero graus e associada a outro ciclone extratropical no sul da América do Sul.

Esse novo sistema promete reforçar as instabilidades e pode provocar novas tempestades, acumulados elevados de chuva, especialmente entre o Sul e parte do Centro-Oeste, e trazer de volta o frio em pleno novembro. Confira os detalhes.

O modelo ECMWF, de confiança da Meteored, indica que um ciclone extratropical irá se formar neste domingo (16) entre o Uruguai e o Oceano Atlântico, a leste do continente.

Este ciclone não será tão intenso quanto o da última sexta-feira (7), mas vai trazer tempestades severas. Isso se deve principalmente devido à atuação do jato de baixos níveis (JBN), que vai transportar calor e muita umidade em direção ao centro de baixa pressão associado ao ciclone.

As tempestades devem começar ainda na madrugada de domingo (16) na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, e irão avançar em direção a Santa Catarina e Paraná ao longo do dia.

Tempestades com elevado conteúdo de gelo são sistemas verticalmente extensos, o que indica fortes correntes de ventoalta densidade de raios e grande conteúdo de umidade disponível para chuva, trazendo riscos à população.

Entre a tarde e a noite de domingo (16), o escoamento da atmosfera relacionado à formação do ciclone espalha tempestades sobre todo o centro-sul do país, afetando:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Goiás

As tempestades têm maior potencial de intensidade sobre o Mato Grosso do Sul, mas também podem ser intensas pontualmente nos outros estados – principalmente no Oeste do Paraná, Triângulo Mineiro e região de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Termômetros devem cair 

Com a entrada de uma massa de ar frio após a passagem da frente fria, as temperaturas irão cair muito, ficando abaixo de 10°C em uma ampla área no centro-sul do país. Os menores valores se aproximarão dos 0°C nas regiões serranas entre o Sul e o Sudeste.
Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here