Início Site

Bombeiros de SC enviam cães de busca e resgate ao Rio Grande do Sul

Ás 9h desta terça-feira, 07, foram mobilizados e deslocados os primeiros binômios catarinenses – dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca – para atuação na região de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. A concentração para saída do comboio será no 5° Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Lages.

Para complementar o trabalho dos 39 bombeiros militares, integrantes das Forças-Tarefas (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que deslocaram para o estado vizinho na manhã de segunda-feira, 06, serão enviados 04 binômios que pertencem aos batalhões de Xanxerê, Rio do Sul, Blumenau e Criciúma, e são certificados para atuar em áreas deslizadas.

Além disso, seguem para o estado gaúcho os seguintes recursos:

– 02 viaturas;
– 02 caminhões;
– 01 mini-escavadeira hidráulica;
– 01 quadriciclo;
– 04 bombeiros especializados para conduzir esses equipamentos.

“Essa equipe ficará no Rio Grande do Sul, com previsão inicial de uma semana, quando será rendida por uma nova equipe de binômios”, afirma o coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC.

Além de ser o primeiro Estado a enviar efetivo para os atendimentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina tem hoje a maior equipe de bombeiros militar em atuação no estado gaúcho, entre os corpos de bombeiros de todos país.

CBMSC É REFERÊNCIA NO SERVIÇO DE BUSCA COM CÃES

Em Santa Catarina, o CBMSC é referência internacional no assunto e utiliza este tipo de serviço especializado para encontrar de forma mais rápida as vítimas em casos de desastres de origem natural ou tecnológica, em ocorrências envolvendo busca terrestre, intervenções em áreas deslizadas, busca e resgate em estruturas colapsadas e em salvamento aquático.

“Não existe nenhum equipamento hoje que substitua os cães em operações de busca e salvamento, uma vez que um binômio é capaz de varrer o mesmo espaço territorial que uma equipe de 30 homens no mesmo espaço de tempo”, reforça o coronel.

Entre as principais atuações podemos citar:

* Chuvas 2023: Vale do Taquari – Rio Grande do Sul – 06 binômios
* Deslizamentos pós chuvas 2023: Rodeio – Santa Catarina – 04 binômios
* Deslizamentos de encostas 2022 – Recife – 03 binômios
* Enchentes e deslizamentos de terra 2022 – Petrópolis – Rio de Janeiro – 12 binômios
* Desmoronamento 2021 – Incêndio do prédio da Segurança Pública do Rio Grande do Sul – 02 binômios
* Rompimento de barragem 2019 – Brumadinho – Minas Gerais – 07 binômios

Compartilhar a matéria

Governo de SC envia mais 100 bolsas de sangue para o RS

O Governo do Estado enviou na manhã desta segunda-feira, 6, mais 100 bolsas de hemocomponentes do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) ao Rio Grande do Sul. Na semana passada, já haviam sido encaminhadas 90 bolsas, entre plaquetas, pool de plaquetas e outros hemocomponentes para auxiliar o Estado vizinho.

O material foi transportado pelo avião do Estado até Porto Alegre. À tarde, às 14h, será realizado novo envio. Os hemocomponentes serão disponibilizados conforme a necessidade do HEMORGS. Inclusive haverá envio de hemoderivados para pacientes hemofílicos.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforça que Santa Catarina está empenhada mandando toda a ajuda necessária ao Estado gaúcho. “Quero agradecer a todos os nossos voluntários que foram a um dos nossos Hemoscs fazer a doação e à toda equipe que trabalhou no sábado, e por isso está nos permitindo enviar essas bolsas de sangue. Vamos seguir amparando os pacientes do Rio Grande do Sul no que tiver ao nosso alcance”, informa.

No sábado, 4, o HEMOSC abriu as portas, em caráter extraordinário, em oito municípios para reforçar os estoques e auxiliar o Rio Grande do Sul. Foram recebidos 721 candidatos à doação de sangue e coletadas 618 bolsas.

A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, agradeceu à hemorrede, que rapidamente se organizou para atender ao chamado nesta situação de necessidade. “Todos entenderam que esse é o nosso propósito. Trabalhar para fortalecer a esperança e salvar vidas. Os catarinenses estão enviando sangue e orações aos gaúchos”, destaca.

Compartilhar a matéria

Frente fria traz mais chuvas ao Rio Grande do Sul

Segundo o ClimaTempo, nesta quarta-feira (08), um ciclone extratropical se forma entre a madrugada e o começo da manhã, próximo da costa da Argentina, na altura da província de Buenos Aires. Ao longo do dia, esse sistema se aprofunda, se deslocando pelo oceano.

Este sistema não vai passar sobre o Rio Grande do Sul, mas a presença dele vai favorecer o aumento da intensidade dos ventos pela Região Sul do Brasil. Além disso, ele dá origem a uma nova frente fria que vai reforçar as instabilidades outra vez pelo Rio Grande do Sul, provocando o retorno da chuva no centro-norte do estado.
Em relação ao estado gaúcho, embora o ciclone esteja no oceano, os ventos previstos associados a ele, podem atingir valores de 60 a 80 km/h – mesmo que não esteja chovendo. Nas regiões com risco de temporais os ventos podem atingir valores próximos a 90 km/h.

Frente fria 

A frente fria associada ao sistema, irá manter a condição de tempo instável e a chuva deve acontecer de maneira mais generalizada sobre o estado, com condições de temporais e chuva volumosa, em especial, no centro-sul, oeste e noroeste gaúcho. Algumas pancadas podem ocorrer na tarde de quarta-feira na grande Porto Alegre, na Região Serrana, na metade norte e na região dos Vale.

A previsão é de que a chuva comece a aparecer de manhã no sul do Estado e à medida que a frente fria avança, a condição deve afetar a Metade Norte. Alguns dos maiores volumes de chuva previstos são para Rio Grande (50mm), Porto Alegre (30mm), Campo Bom (30mm) e Santa Maria (30mm). Para alguns municípios, os valores, apesar de baixos, já são preocupantes.

Compartilhar a matéria

Lages se mobiliza e entrega 4 carretas de mantimentos para o RS, confira o que ainda precisam

Em uma grande ação encabeçada pelo comunicador Biguá, empresários, comerciantes e voluntários estão empenhados no CentroSerra em Lages, fazendo a triagem de roupas e mantimentos doados por pessoas que estão sensibilizadas com a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul.

São 4 carretas indo para as regiões afetas pelas enchentes. E aqui em Lages ficam os voluntários para preencher a quinta carreta até amanhã terça-feira (07/05).

Biguá informou o que precisam com mais urgência.

  • Mamadeiras
  • Bicos para crianças
  • Lenços umedecidos
  • Fraldas
  • Pomadas para assaduras
  • Leite para amamentação dos bebês
  • Fraldas geriátricas
  • Escova de dentes
  • Aparelho de barbear descartável
  • Água
  • Colchão.

Parabéns aos voluntários, mostrando que o Lageano é solidário.

Compartilhar a matéria

Início da semana de sol e tardes quentes em SC

Segunda-feira (06/05):

Tempo: firme e ensolarado em SC.

Temperatura: elevada para a época do ano, com máximas próximas e acima de 30°C.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: massa de ar seco em SC.

Terça-feira (07/05):

Tempo: segue firme com sol e poucas nuvens em SC, com nevoeiros isolados.

Temperatura: elevada para a época do ano, com máximas próximas e acima de 30°C.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: massa de ar seco em SC.

 Quarta-feira (08/05):

Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados no oeste e sul no fim do dia devido a aproximação de uma frente fria.

Temperatura: bem elevada para a época do ano, com máximas de 32 a 35°C.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no oeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quinta-feira (09/05):

Tempo: nebulosidade variável e chuva isolada em SC, especialmente a partir da tarde, devido ao avanço da frente fria. Risco de temporais localizados.

Temperatura: diminui no decorrer do dia.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Sexta-feira (10/05):

Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva isolada no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis devido a um cavado (área de baixa pressão). No decorrer do dia o sol aparece na maioria das regiões.

Temperatura: amena, em elevação durante o dia.

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Compartilhar a matéria

Melhora do tempo com sol no domingo

Sábado (04/05):

Tempo: do oeste ao sul de SC, chuva melhorando à noite. Condição de chuva localizada mais intensa em alguns momentos especialmente no Extremo Oeste e áreas de divisa com o RS. Nas demais regiões de SC, muitas nuvens com aberturas de sol. Chance de chuva mais fraca e bem isolada na Grande Florianópolis. Maior presença de sol no norte catarinense.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Sistema: baixa pressão afasta-se para o oceano.

Domingo (05/05):

Tempo: sol e algumas nuvens em SC. No Litoral Sul, mais nuvens com chuva isolada, melhorando no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação, calor à tarde.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: alta pressão no oceano influencia SC.

Segunda e terça-feira (06 e 07/05):

Tempo: sol e algumas nuvens em SC.

Temperatura: bem elevada para a época do ano, com máximas acima de 30°C.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

 Quarta-feira (08/05):

Tempo: sol em SC, com pancadas de chuva isolada, a partir da tarde, do oeste ao sul do estado, devido a uma frente fria.

Temperatura: bem elevada para a época do ano, com máximas de 32/35°C.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.

Compartilhar a matéria

União Europeia apoia projetos de turismo sustentável na serra catarinense

Um projeto de turismo sustentável apoiado pela União Europeia para desenvolver as regiões da Serra e Sul do Estado será apresentado em Lages nesta segunda 7/5 na sede da Acil às 18h30, e na terça-feira, 7/5, às 15h na Amures. Os municípios vão receber investimentos através do Programa Al Invest Verde para fortalecer a cadeia produtiva do turismo nas duas regiões, com ênfase no entorno do Parque Nacional de São Joaquim. Serão investidos mais de 400 mil euros no desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo a partir de uma estratégia sustentável, além de fazer que as empresas turísticas sejam certificadas e reconhecidas pela qualidade do serviço que oferecem aliadas a práticas sustentáveis.

A Facisc é a única entidade no Brasil que tem um projeto apoiado pela União Europeia para investir em Turismo Sustentável no país. O projeto contempla 160 entidades das Américas e Europa, destes nove são brasileiros e o único focado em desenvolvimento do turismo sustentável é o projeto catarinense, que vai ser desenvolvido nos municípios de através do Instituto DEL.

Com a aprovação do projeto, o Instituto DEL, espera o aumento da ecoeficiência das empresas participantes por meio de uma melhora eficiência energética, uso de energias renováveis e diminuição de resíduos, também prevê melhorar o posicionamento das empresas participantes por meio da divulgação em plataformas nacionais e internacionais de turismo sustentável, e de quebra uma maior atratividade das empresas participantes para os turistas, especialmente aqueles que valorizam empreendimentos sustentáveis. As ações do projeto vão acontecer durante dois anos com início em fevereiro de 2024.

Participam micro e pequenas empresas, empreendimentos turísticos, Unidade de conservação de proteção integral da natureza e jovens residentes em municípios da serra e região sul de Santa Catarina.

Na prática o projeto vai sensibilizar 600 empresas, fazer diagnóstico de sustentabilidade em cerca de  400 empresas. 200 empresas devem adotar práticas econômicas sustentáveis. Além disso; cerca de 180 empresas conseguirão conquistar certificação de sustentabilidade e 30 jovens terão acesso a formação de jovens ambientalistas. A estimativa é ter 180 empregos verdes mantidos ou criados. Cerca de 180 empresas deverão ter aumento seu faturamento. Em relação à unidade de conservação, o projeto prevê que uma das unidades da região conheça boas práticas de gestão e adote a exploração de turismo sustentável de parques e reservas naturais.

Compartilhar a matéria

Ajude doando qualquer valor para o Rio Grande do Sul

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

⚠️ Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

@governo_rs @ronaldinho

 

Compartilhar a matéria

Maravilhe-se com um bom aluguel em Florianópolis: Conheça a Cidade!

Se você está em busca de um lugar para chamar de lar em uma das cidades mais encantadoras do Brasil, o aluguel em Florianópolis pode ser a escolha perfeita para você!

Conhecida por suas praias deslumbrantes, natureza exuberante e uma atmosfera descontraída, Florianópolis oferece uma variedade de opções de apartamentos para atender a todos os gostos e estilos de vida.

Vou te mostrar alguns tipos de apartamentos que você pode encontrar nesta cidade deslumbrante.

Apartamento à Beira-Mar

  • Vista Deslumbrante: Imagine acordar todas as manhãs com uma vista panorâmica do mar e sentir a brisa do oceano em seu rosto. Os apartamentos à beira-mar em Florianópolis oferecem exatamente isso, proporcionando uma experiência de vida verdadeiramente única.
  • Acesso Direto à Praia: Muitos desses apartamentos têm acesso direto à praia, permitindo que você desfrute da areia macia e das águas cristalinas sempre que quiser, sem sair de casa.
  • Estilo de Vida Costeiro: Viver em um apartamento à beira-mar em Florianópolis é abraçar um estilo de vida costeiro, onde você pode relaxar e aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer, a poucos passos do seu próprio lar.

Apartamento no Centro Histórico

  • Charme e História: O centro histórico de Florianópolis é repleto de charme e história, com suas ruas de paralelepípedos, casarões coloniais e igrejas centenárias. Morar em um apartamento nesta área é como voltar no tempo e experimentar a autenticidade da cidade.
  • Proximidade com Serviços: Além do charme histórico, os apartamentos no centro oferecem proximidade com uma variedade de serviços, como restaurantes, lojas, mercados e transporte público, proporcionando conveniência e praticidade no dia a dia.
  • Cultura e Arte: Viver no centro de Florianópolis significa estar próximo de museus, galerias de arte, teatros e eventos culturais, permitindo que você mergulhe na rica cena cultural da cidade.

Apartamento em Bairro Residencial

  • Tranquilidade e Segurança: Para quem busca uma atmosfera mais tranquila e familiar, os bairros residenciais de Florianópolis oferecem o ambiente perfeito. Aqui, você pode encontrar apartamentos em condomínios fechados ou edifícios residenciais, proporcionando tranquilidade e segurança para você e sua família.
  • Áreas Verdes e Lazer: Muitos bairros residenciais contam com áreas verdes, parques e espaços de lazer, ideais para atividades ao ar livre, caminhadas e momentos de relaxamento.
  • Comunidade Amigável: Morar em um bairro residencial em Florianópolis permite que você faça parte de uma comunidade acolhedora e amigável, onde os vizinhos se conhecem e se ajudam, criando um ambiente caloroso e solidário.

Apartamento Mobiliado

  • Conforto Imediato: Optar por um apartamento mobiliado em Florianópolis oferece a conveniência de se mudar sem precisar se preocupar em comprar móveis e eletrodomésticos. Você pode começar a desfrutar do conforto do seu novo lar imediatamente.
  • Flexibilidade de Contrato: Se você está planejando ficar em Florianópolis por um curto período de tempo ou está em transição, um apartamento mobiliado oferece flexibilidade em relação ao contrato de aluguel, permitindo uma estadia mais temporária e sem complicações.
  • Estilo e Design: Muitos apartamentos mobiliados são decorados com estilo e bom gosto, proporcionando um ambiente agradável e convidativo para seus moradores.

Com tantas opções disponíveis, escolher um apartamento para alugar em Florianópolis pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de pesquisa e consideração, você certamente encontrará o lugar perfeito para chamar de lar nesta cidade encantadora.

Então, não perca tempo e comece sua busca hoje mesmo!

 

Compartilhar a matéria

Tornado atingiu cidade de Santa Catarina

A Defesa Civil confirmou que o município de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, foi atingido por um tornado na tarde da quinta-feira (2). O fenômeno passou por uma região onde não há moradores. Houve queda de energia e no sinal de celulares.

O tornado passou por um pedaço de terra próximo a SC-350, rodovia que dá acesso ao município de Ponte Serrada. Diversas árvores de pinus foram arrancadas e quebradas no local, mas não houve danos humanos.

O tornado passou por um pedaço de terra próximo a SC-350, rodovia que dá acesso ao município de Ponte Serrada. Diversas árvores de pinus foram arrancadas e quebradas no local, mas não houve danos humanos.

Veja vídeo

 

Compartilhar a matéria