Frente fria traz mais chuvas ao Rio Grande do Sul

0
11

Segundo o ClimaTempo, nesta quarta-feira (08), um ciclone extratropical se forma entre a madrugada e o começo da manhã, próximo da costa da Argentina, na altura da província de Buenos Aires. Ao longo do dia, esse sistema se aprofunda, se deslocando pelo oceano.

Este sistema não vai passar sobre o Rio Grande do Sul, mas a presença dele vai favorecer o aumento da intensidade dos ventos pela Região Sul do Brasil. Além disso, ele dá origem a uma nova frente fria que vai reforçar as instabilidades outra vez pelo Rio Grande do Sul, provocando o retorno da chuva no centro-norte do estado.
Em relação ao estado gaúcho, embora o ciclone esteja no oceano, os ventos previstos associados a ele, podem atingir valores de 60 a 80 km/h – mesmo que não esteja chovendo. Nas regiões com risco de temporais os ventos podem atingir valores próximos a 90 km/h.

Frente fria 

A frente fria associada ao sistema, irá manter a condição de tempo instável e a chuva deve acontecer de maneira mais generalizada sobre o estado, com condições de temporais e chuva volumosa, em especial, no centro-sul, oeste e noroeste gaúcho. Algumas pancadas podem ocorrer na tarde de quarta-feira na grande Porto Alegre, na Região Serrana, na metade norte e na região dos Vale.

A previsão é de que a chuva comece a aparecer de manhã no sul do Estado e à medida que a frente fria avança, a condição deve afetar a Metade Norte. Alguns dos maiores volumes de chuva previstos são para Rio Grande (50mm), Porto Alegre (30mm), Campo Bom (30mm) e Santa Maria (30mm). Para alguns municípios, os valores, apesar de baixos, já são preocupantes.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here