Você conhece a Fruta pitaia? SC está virando referência com mais de 1.750 toneladas da safra comercializada

0
305

Santa Catarina finaliza a safra de pitaiacom volume estimado de mais de 1.750 toneladas comercializadas, representando um crescimento em torno de 75% em comparação à safra 2020/2021 e um movimento econômico de cerca de 7 milhões no Estado.  O levantamento de produção foi realizado pela Epagri e pelas cooperativas Cooperja, de Jacinto Machado, e Coopervalesul, de Turvo. Mais de 90% da fruta foi produzido no Sul Catarinense.

Segundo o engenheiro-agrônomo Ricardo Martins, extensionista rural da Epagri em Maracajá, grande parte do aumento de produção se deve à transformação dos pomares jovens em adultos e não ao aumento da área plantada. Ele informa que principal destino da fruta no mercado interno foi principalmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil. “Uma pequena parte da produção do estado também foi exportada para o Canadá”, diz.

Estimativas preliminares realizadas apontam área de produção em torno de 236 hectares, com cerca de 275 famílias envolvidas. “Desde 2021 está sendo realizado um levantamento socioeconômico da cultura da pitaia, visando caracterizar melhor os dados de produção e o perfil do produtor daquela fruta no Estado”, informa o engenheiro-agrônomo Diego Adilio da Silva, líder do Programa Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense.

Epagri

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here