Novas secretarias, Upa, plano diretor, Trânsul e reforma previdenciária foi discutido em Coletiva de Imprensa com Prefeito de Lages

0
313

Depois de muito tempo, Prefeito de Lages chama a imprensa para uma coletiva. Sabemos que assim se esclarece muitas dúvidas e deixamos com isso os “disque-disque”,mas também estamos em ano eleitoral e sabemos a importância das informações da imprensa.

O prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese receberam a imprensa na manhã da última terça-feira (26 de julho) para uma coletiva, onde foram abordados diversos assunto. O encontro aconteceu no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão da Praça João Costa.

Criação de 2 secretarias

A primeira pauta discutida foi sobre a reforma administrativa, aprovada recentemente pela Câmara Municipal de Lages. As mudanças demoraram quase dois anos para acontecerem devido à Lei Federal n° 173, que impossibilitava a prefeitura de realizar qualquer alteração no seu quadro. Entre as principais mudanças está o desmembramento de algumas secretarias. A Secretaria do Planejamento e Obras, que havia sido unificada no primeiro mandato, agora retoma o status de secretarias distintas. João Alberto Duarte continuará a frente da Secretaria de Obras e o ex-vereador Gabriel Córdova de Jesus assumirá como secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana. Uma novidade para esta pasta é que a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) será retomada.

Após as mudanças, foram criados alguns cargos em comissão que irão atuar nas novas estruturas, embora muitos deles já fossem funcionários da casa. A Secretaria Municipal de Segurança terá à frente Luis Henrique de Souza, que passa de executivo a secretário municipal. A terceira mudança foi a criação de uma estrutura para dar suporte ao Mercado Público de Lages, com Amauri Bacci, que era executivo de Turismo e agora responderá pela gestão da Coordenação do Mercado Público.

Foi criada também a Coordenação Habitacional, que antes estava vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e agora fará parte do gabinete.

Terceirização da UPA

Quanto à terceirização da Unidade de Pronto Atendimento de Lages (UPA 24h Dra Maria Gorete dos Santos), nesta terça-feira será lançado o edital de credenciamento das organizações sociais que se adequem ao início do processo e estejam aptas a participarem da licitação.

A ala pediátrica, que voltou a funcionar na UPA depois de um período no Hospital Infantil Seara do Bem, será remanejada para a estrutura do antigo pronto atendimento Tito Bianchini, no Centro. O novo local será ocupado durante a vigência do decreto de emergência de saúde de Santa Catarina. Depois os atendimentos pediátricos retornarão para a UPA.

Outra medida será a melhoria nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde horários até a humanização dos serviços. Funcionários efetivos da prefeitura receberão funções gratificadas conforme as devidas responsabilidades para que os serviços sejam de excelência.

Adequação no Plano Diretor

O Plano Diretor de Lages passará por uma adequação conforme demandas como a ampliação de áreas industriais. Um exemplo são os terrenos localizados no acesso ao município de Otacílio Costa, onde está localizada a Pousada Rural do Sesc. “Duas cooperativas, a Coperdia e a Copercampos, já mostraram interesse em se instalar em área próxima, com terreno pronto para o investimento, faltando apenas estas adequações, assim como a área no entorno da Berneck também passará por alterações no plano diretor para abrigar futuras empresas”, anuncia Ceron.

Reforma previdenciária voltará a ser discutida

A reforma previdenciária no município de Lages entrou na pauta. O prefeito Antonio Ceron explicou a necessidade desta medida para evitar um colapso do sistema futuramente. A discussão na Câmara de Vereadores foi adiada em respeito aos sindicatos que se manifestaram, com um tempo maior para discussões e possíveis soluções.

Transul vai parar

Outro assunto que preocupa a administração municipal é o Transporte Coletivo Urbano. Os custos aumentaram significativamente e a empresa que opera hoje precisa entrar em equilíbrio financeiro para continuar atuando na cidade. Uma ação tramita no Ministério Público para que seja encontrada uma solução, a fim de evitar um colapso e o município acabar ficando sem o transporte público.

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here