Pomerode/SC: 38ª Festa Pomerana e 160 anos da Imigração Alemã em Pomerode

0
483

A história da Festa Pomerana é, além do dia a dia dos nossos pomeranos, um dos laços mais fortes que temos com os nossos imigrantes. Há 160 anos, quando os colonos saíram da região da Pomerânia, levando apenas o essencial dentro de um baú, eles nem poderiam imaginar o quanto todas as dificuldades que passaram, se transformariam em uma grande celebração. Sabemos que desbravar novas terras em um novo país e assim construir um futuro partindo do zero, não foi tarefa nada fácil para estes imigrantes. Dificilmente eles imaginavam que daquele ato de coragem estariam construindo um lugar que seria um pequeno pedaço do céu, como conta o Hino de Pomerode.

Muitas histórias foram vividas ao longo destes 160 anos e o pequeno pedaço do céu se transformou em grande polo industrial, com porcelanas, setor têxtil, plástico e metalomecânico. Além disso, a educação, é hoje um dos maiores pilares de Pomerode, tendo recebido destaque nacional com prêmios e estatísticas.

Em 2023, é hora de abrir este baú trazido pelos imigrantes e que estávamos guardando em um lugar especial durante os dois últimos anos. Ao abrir, vamos encontrar muita emoção ao relembrar tudo que foi construído até aqui. Do o suor e esforço dos colonos às receitas típicas, dos impecáveis trajes típicos às majestosas danças, do chope (nosso líquido precioso) até a música que toca os nossos corações, além da alegria do nosso povo. Contando histórias que nos trouxeram até os dias atuais, construindo não só uma cidade com tradições alemãs, mas um lugar onde é possível relembrar o passado e celebrar o futuro de Pomerode e da Festa Pomerana.

Venha celebrar com a gente! De 11 a 22 de janeiro no Parque Municipal de Eventos

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here