Informativo: Procon identifica variação de preço de até 1.198% no material escolar

0
267

O Programa de Defesa do Consumidor (Procon), órgão vinculado à Prefeitura de Lages, realizou nos dias 11 e 12 de janeiro a tradicional pesquisa anual de material escolar. Na oportunidade foram visitados cinco estabelecimentos comerciais que fazem a venda de materiais escolares na cidade. O trabalho tem o objetivo de orientar pais e responsáveis sobre a economia no momento das compras dos materiais escolares para o ano letivo de 2023.

De acordo com o diretor executivo do Procon de Lages, Júlio Cesar de Borba, foram avaliados 72 itens que podem estar na lista dos materiais das escolas. “Verificamos que há uma grande variação na cesta de material escolar. Cito como exemplo a régua plástica de 30cm que apresentou uma variação de 598% do estabelecimento com o preço mais barato para o mais caro. A cola branca em tubo de 40 gramas, apresentou uma variação de 658%”, explica.

Já o item com maior variação de preço, do estabelecimento mais barato para o mais caro foi a borracha branca tamanho 60. Este produto apresentou uma variação de 1.198%. “Este material encontramos com o valor de R$ 0,50 centavos e a R$ 5,99”, comenta Júlio Borba.

A orientação do Procon de Lages é que os consumidores façam uma pesquisa de material antes de se dirigir às compras. “Outra dica é de não levar as crianças junto no momento, pois materiais de personagens apresentam maiores preços”, salienta o diretor executivo.

P.S: Informativo quer dizer que é de real importância coletiva, porém, o Blog não recebe um real da Prefeitura de Lages para informar.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here