INFORMATIVO: Microcrédito para saneamento cresce 16,5% no Sul do Brasil

0
311

Dados do Banco da Família, instituição de microfinanças que atua nos três estados do Sul, mostram que há aumento na demanda por recursos para investimento em construção de banheiros ou fossas sépticas e implantação de infraestrutura para abastecimento de água em residências da região. A instituição liberou R$ 9,71 milhões para 2120 famílias investirem em saneamento básico em 2022. O valor é 16,5% maior do que o registrado em 2021. “Esse recurso é fundamental para dar às famílias mais dignidade e conforto e para garantir que as pessoas não fiquem expostas a doenças provocadas pela falta de saneamento adequado”, diz a presidente da instituição, Isabel Baggio.

No próximo dia 21 de janeiro a instituição promove um evento, chamado de Saneamento Summit, que reúne mais de 160 colaboradores dos três estados do Sul para discutir meios de ampliar a atuação do Banco da Família no saneamento. O encontro é realizado em parceria com a ONG internacional Water.org. Desde 2016 o BF Saneamento, linha específica oferecida pela instituição, liberou R$ 37,4 milhões, atendeu 9.867 famílias e beneficiou mais de 39.468 pessoas.

Investimentos em saneamento são ainda mais importantes diante da situação registrada no sul do País. Levantamento Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), mostra que o índice de cobertura por serviços de coleta e tratamento de esgoto na região é de 48,43%. O percentual, bastante inferior à média nacional, de 61%, deixa os moradores da região expostos a problemas de saúde e compromete a qualidade do meio ambiente.

Saneamento Summit

Em sua segunda edição, o evento irá contar com palestras e treinamentos para sensibilizar e informar seus colaboradores sobre a importância da liberação da linha de crédito para saneamento básico. O foco será na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento da comunidade.

Assessoria

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here