Lançado o Festival Colheita do Pinhão em Lages, veja programação

0
555

Nesta terça-feira (21 de março), no Centro Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão da praça João Costa, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural, com a parceria da ACIL, CDL e Escola de Gastronomia Chef Gourmet, fez o lançamento oficial, à imprensa, do Festival Colheita do Pinhão.

A programação artístico-cultural do Festival será desenvolvida no calçadão central de Lages, no dia 1º de abril, dia em que conforme legislação ambiental, inicia-se oficialmente, a colheita do pinhão na região da Serra Catarinense. Neste dia, às 8 horas, será feita a colheita e debulha da 1ª pinha, em uma fazenda de Turismo Rural, com a participação do prefeito em exercício de Lages. Também está programado para a noite de 1º de abril, uma sapecada de pinhão (“sapecadaço”), no calçadão da Praça João Costa.

Cervejarias

No dia 1º de abril, o Festival Colheita do Pinhão terá a participação de sete cervejarias artesanais de Lages, e ao longo do mês (de 1º a 30 abril) contará com a integração de 20 estabelecimentos gastronômicos da cidade (bares e restaurantes) todos eles servindo, diariamente, pratos típicos à base de pinhão, às suas seletas clientelas.

Destaque especial do festival será o Concurso Gastronômico, que será julgado no dia 30 de abril, na Escola Chef Gourmet. As inscrições, tanto para chefs amadores como profissionais, estarão abertas de 1º a 15 de abril.

Além disso, também será servido almoço especial (à base de pinhão) em quatro restaurantes de Lages, nos dias 8 de abril (Fazenda Pedras Brancas-homenagem a Júlio Ramos); 15 de abril (Fazenda Cavalhada-Coxilha Rica); 21 de abril (Rancho Recanto Nativo- Lambedor); 26 de abril (Fazenda Boqueirão); 30 de abril (Hotel Lago Di Venezia).

Programação do Festival Colheita do Pinhão (1º de abril)

8 horas – Colheita e debulha da primeira pinha, no Hotel Fazenda Boqueirão

9 horas – Abertura oficial do Festival, no calçadão, com apresentação dos alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros Lages –  Parceria Sesc Centro Cultural Vidal Ramos e Instituto Renato Borghetti de cultura e música

10 horas – CTG Planalto Lageano

10h30 – Apresentação artística CTG Barbicacho Colorado

11 horas – Show Eder Goulart

12 horas – Show Paulinho Guazzelli e Welington Graeff

14 horas – Apresetação CTG Tauras da Serra

15 horas – Apresentação CTG Anita Garibaldi

16 horas –  Tiro de Laço Vaca Parada

17 horas – Show Zetti Gaudéria e Zezinho da Coxilha

18 horas – Sapecada de Pinhão (Sapecadaço)

18h30 – Mostra de Chula e Trova

19 horas –  Trança de Cordas

20 horas – Apresentação Quarteto Coração de Potro

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here