Diferenças entre chuva congelante, chuva congelada e neve

0
424

Todo inicio das primeiras temperaturas baixas do ano é a mesma coisa, o pessoal publica nas redes sociais CHUVA CONGELADA, CHUVA CONGELANTE  por neve, talvez por desconhecimento ou por segundas intensões.

Então explicamos mais uma vez para não errar.

Chuva Congelante

Também chamada de freezing rain. Ocorre, quando a chuva precipita de forma líquida, mas a água atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície, resultando em acúmulo de gelo. Há casos em que a chuva congelada e a neve, no caso granular, são registradas ao mesmo tempo.

Chuva congelada

Sleet é outro termo referente a essa condição climática. É quando os flocos de neve descem das nuvens numa área que está bem fria e caem numa região da atmosfera que está quente (só que uma área bem menor que a chuva congelante). Isso faz a neve derreter dentro de uma gota e, logo, passa por uma espessa área fria do ar, o que causa um novo resfriamento da gota. Ou seja: resulta em gotas de chuva congelada ou em pequenos pedaços de gelo granulares.

Neve

Precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo. Ou seja: a água chega ao solo já em estado sólido. Esses cristais de gelo geralmente se formam em nuvens onde as temperaturas são menores que -20 graus Celsius. No entanto, só chegarão em forma de neve se a coluna de ar vertical estiver totalmente fria, ao contrário da chuva congelada ou congelante, onde o meio da coluna de ar pode apresentar uma temperatura mais alta.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here