OralUnic: Você tem dores de cabeça noturnas? Pode ser Bruxismo

0
371

Você sabia que o bruxismo faz parte da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R), criada pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em inglês)? E que esse problema só perde para o solilóquio (falar dormindo) e o ronco em número de pessoas atingidas? E quais podem ser seus sinais, sintomas e como tratar?

Entrevistei o dentista Jeisemar S. Rampazzo Junior da Clínica OralUnic aqui em Lages. Ele é especialista em Ortodontia e Implantodontia.

O que é Bruxismo?

Jeisemar Jr. – Bruxismo é uma condição em que uma pessoa range ou aperta os dentes, geralmente durante o sono. É um distúrbio do movimento dos músculos da mandíbula que pode causar desgaste dos dentes, dor na mandíbula e dor de cabeça. Em alguns casos, o bruxismo pode ser tão grave que os dentes se deslocam ou ficam soltos.

O que causa?

Jeisemar Jr. – As causas do bruxismo ainda não são totalmente compreendidas, mas o estresse, a ansiedade e a má oclusão dentária podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Como descobrir se tem Bruxismo?

Jeisemar Jr. – Existem alguns sinais e sintomas que podem indicar a presença de bruxismo. Se você notar algum dos seguintes sinais, é possível que esteja sofrendo de bruxismo:

  1. Desgaste anormal dos dentes ou dentes quebrados
  2. Dor na mandíbula ou na face, especialmente ao acordar
  3. Dores de cabeça frequentes, especialmente na região temporal (lateral da cabeça em cima da orelha
  4. Dificuldade em abrir completamente a boca
  5. Ruídos de ranger ou apertar dos dentes durante a noite, observados por outra pessoa que compartilha o mesmo quarto

O bruxismo também ocorre durante o dia?

Jeisemar Jr. – Sim, o bruxismo pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite, embora seja mais comum durante o sono. O bruxismo diurno geralmente é associado ao estresse e à ansiedade, enquanto o bruxismo noturno pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo problemas de sono, apneia do sono, posição anormal da mandíbul

Quais Problemas e consequências no bruxismo?

Jeisemar Jr. – O bruxismo pode ter várias consequências negativas para a saúde bucal e geral. Algumas das consequências mais comuns do bruxismo incluem:

  1. Desgaste dos dentes: O bruxismo pode causar desgaste excessivo dos dentes, o que pode levar a cáries, sensibilidade dentária e até mesmo perda de dentes.
  2. Dor na mandíbula e dor de cabeça: O bruxismo pode causar dor e desconforto na mandíbula e na região da cabeça, incluindo dores de cabeça frequentes e enxaquecas.
  3. Danos às gengivas: O bruxismo pode levar ao recuo das gengivas e à exposição das raízes dos dentes, o que pode aumentar o risco de cáries e infecções.
  4. Problemas de sono: O bruxismo pode interromper o sono, resultando em fadiga e sonolência diurna.
  5. Dificuldade de abrir a boca: Em casos graves, o bruxismo pode causar problemas na articulação temporomandibular (ATM) e dificuldade em abrir completamente a boca.
  6. Alterações faciais: O bruxismo pode alterar a aparência do rosto, especialmente a área da mandíbula.

Pessoas com ansiedade têm maior risco de desenvolver o problema?

Jeisemar Jr. – Sim, pessoas com ansiedade têm maior risco de desenvolver bruxismo. O estresse e a ansiedade podem levar a uma tensão muscular excessiva, incluindo nos músculos da mandíbula, o que pode aumentar a probabilidade de ranger ou apertar os dentes. Além disso, a ansiedade pode interferir no sono e causar alterações no ciclo do sono, o que também pode contribuir para o desenvolvimento do bruxismo noturno.

No entanto, nem todas as pessoas com ansiedade desenvolvem bruxismo e nem todas as pessoas com bruxismo têm ansiedade.

O que piora o Bruxismo?

Jeisemar Jr. –  Existem vários fatores que podem piorar o bruxismo, incluindo:

  1. Estresse e ansiedade: O estresse e a ansiedade podem levar a uma tensão muscular excessiva, incluindo nos músculos da mandíbula, o que pode aumentar a probabilidade de ranger ou apertar os dentes.
  2. Problemas de sono: O bruxismo noturno pode ser agravado por problemas de sono, como a apneia do sono ou o ronco.
  3. Alinhamento inadequado dos dentes: O alinhamento inadequado dos dentes pode aumentar a pressão sobre determinados dentes, o que pode levar ao bruxismo.
  4. Hábitos alimentares: Consumo de alimentos duros ou pegajosos pode aumentar a atividade muscular na mandíbula, o que pode agravar o bruxismo.
  5. Consumo de álcool e cafeína: O consumo de álcool e cafeína pode aumentar a atividade muscular na mandíbula, o que pode agravar o bruxismo.
  6. Tabagismo: O tabagismo pode aumentar a tensão muscular e a atividade muscular na mandíbula, o que pode agravar o bruxismo.

Quais os tratamentos?

Jeisemar Jr. – O tratamento do bruxismo depende da causa e da gravidade do problema. O objetivo do tratamento é reduzir a dor, prevenir danos nos dentes e reduzir a frequência e a intensidade do ranger ou apertar dos dentes. Alguns dos tratamentos mais comuns para o bruxismo incluem:

  1. Protetores dentários: Um protetor dental é um dispositivo de plástico usado na boca durante a noite ou durante o dia para ajudar a reduzir o desgaste nos dentes e o ranger dos dentes. O protetor dental pode ser feito sob medida pelo dentista.
  2. Fisioterapia: A fisioterapia pode ajudar a relaxar os músculos da mandíbula e melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.
  3. Medicamentos: Alguns medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação associadas ao bruxismo. Analgésicos, relaxantes musculares e medicamentos para a ansiedade podem ser prescritos pelo médico ou dentista.
  4. Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC pode ajudar a identificar e mudar os pensamentos e comportamentos que podem contribuir para o bruxismo, como o estresse e a ansiedade.
  5. Mudanças no estilo de vida: Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e cafeína e ter uma boa higiene do sono pode ajudar a reduzir o bruxismo.
  6. Cirurgia: Em casos graves de bruxismo, a cirurgia pode ser uma opção para corrigir problemas na articulação temporomandibular (ATM).

https://www.instagram.com/oraluniclages/

https://www.oralunic.com.br/lages-sc

Agende sua consulta e avaliação
☎ 49 3224-4040

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here