Crônica: E agora que os filhos cresceram?

0
591

Às vezes fico pensando o quão forte aprendi a ser, depois que fui mãe.

Vida de mãe é feita de erros e acertos: ser mãe não é ser perfeita, não é saber de tudo. É estar disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente, crescer com os filhos. Aprendi que filho não nasce com manual de instrução e seria tão mais fácil se tivesse.

Nunca fui uma mãe que fica lambendo a cria, admito. Mas, sempre quis ver meus filhos felizes, mesmo que distante, depois de adultos. Nenhuma mãe cria filho para ser infeliz e foi nos meus erros que tentei acertar, mas somente o tempo irá mostrar os meus acertos.

Ás vezes precisamos passar por momentos difíceis para de fato saber quem é família, e é a família que sempre estará disposta a ajudar. E não adianta tentar dizer isso a eles, somente irão entender quando a maturidade chegar e ela chegará.

Não quero aqui romantizar ser mãe e muito menos dizer que é ruim, até porque cada mãe tem uma atitude para cada obstáculo. Foram inúmeras noites sem dormir, e olha que os meus já estão adultos e ainda me tiram o sono, não pense que você deixa de ser mãe quando eles crescem, o problema realmente é quando eles crescem, criam personalidade e que muitas vezes até te esquecem.

Sinto saudades de quando recebia um abraço daquelas mãozinhas pequenas, daquele olhar “pedichão” de quando tinha controle de cada passo de cada um dos meus filhos, um tempo bom, quando acolhia e protegia cada um deles em meus braços, sentir aquele cheirinho de filho.

E até hoje me corta o coração ao ver um deles chorar, ou eles passarem por algum problema, gostaria sim de ter o superpoder de mãe e que todos os sofrimentos, as angustias, os medos, as raivas, as frustrações fossem banidas da vida deles.

Sim me privei de muita coisa pelos meus filhos, mas não me arrependo, eles são a continuidade da vida, e essa vida é um ciclo onde não se pode fugir, mas nunca deixarei de ser mãe, nem mesmo a morte irá me privar disso.

Muitos vão dizer, haa que mãe dramática, sim sou dramática, sou leoa, sou educadora, sou psicóloga, sou advogada, sou cozinheira, lavadeira e ser mãe é isso tudo, mas o amor de mãe é incondicional e é impossível mensurar o tamanho do amor de uma mãe.

Todas as famílias têm problemas, a diferença é como superar cada um deles e querer superá-los. Neste dia das mães, abrace-a, diga que a ama, pois o tempo passa e eu já não tenho a minha para abraçar, pois já perdi o meu porto seguro. Se eu pudesse deixar uma frase para todos os filhos do mundo, seria essa ”Nunca permita que a dor e a infelicidade superem os bons sentimentos, você é forte o bastante para superar e seguir em frente. Sua mãe te ama”.

Ass. Mãe

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here