Joinville é selecionada para representar o Brasil no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas”

0
355

A região da Dona Francisca, na zona rural de Joinville, foi uma das cinco selecionadas para representar o Brasil no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Turismo. As outras cidades escolhidas foram localidades de Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP).

A localidade reconhecida em Joinville compreende o trecho após o viaduto da BR-101, tendo a Casa Krueger como ponto de partida, até a Estrada Rio do Júlio, na Serra Dona Francisca, e especialmente nos últimos 20 anos passou por um intenso processo de desenvolvimento com foco no turismo. Há diversas opções de restaurantes e cafés na região, além de pousadas e espaços de lazer em meio à natureza. Entre as atrações mais recentes estão o investimento no turismo de aventura e o cicloturismo.

Em 2022, o Roteiro Dona Francisca foi um dos contemplados pelo projeto Experiências do Brasil Rural, do Ministério do Turismo. Os proprietários de empreendimentos turísticos da localidade receberam capacitações em áreas como comportamento do consumidor, marketing e produção de diagnóstico das propriedades.

Preservação das tradições e da natureza são critérios para receber selo internacional

Entre os critérios para ser elegível ao selo está a manutenção das tradições culturais e dos sistemas de conhecimento dos antepassados pelos moradores, assim como a preservação das paisagens naturais. Também era necessário comprovar o potencial para inovação e criatividade da comunidade, e o fomento ao desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas da administração pública e da organização da população local.

Além de receber o selo e passar a integrar a lista de Melhores Vilas Turísticas do Mundo, as cidades que forem contempladas pela premiação internacional participarão de um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural oferecido pela Organização Mundial do Turismo.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here